Cada vez mais os utensílios de aço inox ganham espaço na cozinha. As peças, além de úteis e duráveis, são higiênicas, o que evita a contaminação dos alimentos. Mas, conforme o tempo vai passando, manchas e marcas podem aparecer e tirar a beleza desses itens. Keity Luz, analista no setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Plasvale, passa algumas dicas de manutenção que vão aumentar a vida útil do produto e ajudarão a manter a beleza e o brilho por muito tempo.

  1. Cuidado na hora da lavagem

Utilize sempre água e sabão ou detergente neutro para fazer a limpeza dos utensílios de aço inox. Faça a lavagem sempre com a parte macia da esponja de louça, não use esponjas abrasivas e nem palhas de aço, eles podem riscar e danificar permanentemente o inox.

  1. Seque os utensílios

É importante sempre secar bem os utensílios, isso evita o aparecimento daquelas manchas indesejadas e que deixam um aspecto de velho. Caso elas persistam, passe levemente um pano limpo com álcool como se estivesse lustrando a peça. Produtos de limpeza para inox em spray também podem ser utilizados.

  1. Escolha os produtos certos para limpeza

Evite utilizar produtos como ácido clorídrico ou muriático, alvejantes e polidores de prataria. Eles podem arranhar ou manchar as peças de inox e causar o efeito contrário do que é buscado.

  1. Remoção das manchas internas

A limpeza da parte interna das peças também é importante para manter a conservação. Alguns alimentos, que possuem amido, como massas e arroz, podem deixar marcas. Essas manchas podem ser removidas facilmente, para isso passe delicadamente um pano com suco de limão, vinagre branco ou produtos de limpeza para inox.

 

Fonte: assessoria de imprensa