Levantamento do Instituto Foodservice Brasil, mostrou que, em 2023, o foodservice no Brasil tinha cerca de 1,6 milhão de negócios e faturou R$ 217,6 bilhões. Então, em 2024, o setor cresceu 3,2% e, a expectativa para 2025, é de um avanço de 6,9%, em relação ao ano anterior.
Tais dados colocam o país entre um dos cinco maiores mercados do mundo, com diversos pequenos e médios negócios em funcionamento. Isso significa que há um espaço imenso para consolidação do setor. O IFB também apontou que o estado de São Paulo abriga o maior mercado de foodservice do Brasil. Assim, com mais de 419 mil pontos de alimentação ativos.
Ou seja, de fato, ainda há muito espaço para crescimento e para a disseminação de diferentes conceitos e modelos de negócios. Uma das tendências apontadas pelo IFB tem relação com a personalização das experiências gastronômicas. Segundo o instituto, existe uma demanda crescente por ofertas adaptadas às preferências individuais e culturais dos consumidores.
Pensando neste contexto, destaco a possibilidade de imersão nas diferentes opções de culinária internacional. Nesse sentido, não apenas pelos seus diferentes temperos e sabores, mas também pelos desafios. Além de oportunidades e pela curiosidade que podem despertar.
Um exemplo interessante tem relação com o conceito de restaurante com prato único, cujas raízes vêm da Europa. Trata-se de um modelo de operação que se consolidou ao longo do século XX especialmente em países como a França e a Suíça. O objetivo central de restaurantes com essa característica reside na garantia de qualidade excepcional, padronização no preparo e experiência inigualável a quem escolhe degustar o prato executado com exclusividade pela casa.
Acredito nesse modelo de operação, inspirado na originalidade e em um conceito inovador, por uma série de vantagens que o acompanham, tais como a possibilidade de otimização da operação do restaurante, permitindo a realização de um serviço muito rápido e extremamente eficiente e a possibilidade de atrair clientes que buscam uma experiência realmente autêntica e sem complicações.
Um restaurante especializado em um único prato também traz em sua essência uma oportunidade especial, que é possibilidade de inovar e diversificar outros segmentos de cardápio, caso das entradas, das bebidas e das sobremesas. É claro que os clientes irão ao local com o objetivo principal de degustar a especialidade da casa, mas as oportunidades que surgem com a diversificação desses outros itens do menu podem transformar cada visita em uma experiência única.
As possibilidades são infinitas e as chances de encantar o cliente se renovam a cada transformação realizada. Vale a pena investir nesse nicho tão cheio de possibilidades!
*Glaucia Fernandes é diretora de franquias do L’Entrecôte de Paris, rede de restaurantes que faz parte do Grupo SMZTO, é reconhecida por inovar no Brasil com o conceito de prato único e proporcionar a verdadeira experiência vivida nos mais tradicionais bistrôs parisienses