As pastas árabes Babaganuche Homus são as sugestões mais pedidas para acompanhar o pão sírio, segundo o tradicional restaurante sírio-libanês Arabesco, localizado em Perdizes, SP. Além de agradar ao paladar, as pastas contêm importantes componentes para uma dieta saudável, como proteínas e fibras.

Homus, mistura de grão-de-bico moído com molho de gergelim, o tahine, é um alimento bem nutritivo, pois contém uma grande quantidade de proteínas, fibras, gordura mono-insaturada e ferro. Já a Babaganuche, que tem como principal ingrediente a berinjela, é rica em vitaminas e ainda contribui para a diminuição dos níveis de colesterol. E a pasta de Coalhada Seca  é rica em cálcio, mineral que auxilia na formação e manutenção dos ossos e dentes, além de ajudar na prevenção de doenças como a osteoporose.

Aprenda a fazer em casa a Pasta Homus

Ingredientes

4 colheres (sopa) de tahine

600 gramas de grão-de-bico

Alho à gosto

1 xícara (chá) de água

Suco de 1 limão

Azeite à gosto

Sal à gosto

Hortelã para decorar

Modo de preparo

Deixe o grão de bico de molho durante a noite. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão até ficar macio. Espere esfriar e coloque-o no liquidificador, com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal. Bata até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma vasilha, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Dicas: sirva com pão sírio. Fica muito bom acompanhando uma salada verde.

Rendimento: 6 porções       
Total de Calorias:.1878
Tempo de preparo: 1 hora
Dificuldade: Fácil, exige preparo antecipado