Páscoa com Equilíbrio: Nutricionista compartilha dicas para celebrar a data sem descuidar da saúde

O feriado da Páscoa pode ser um momento difícil para quem está tentando manter a uma rotina saudável. Com tantas opções de ovos de chocolate, pode ser realmente um grande teste de autocontrole. A nutricionista Vanessa Costa, especializada em Nutrição Estética e Saúde da Mulher — Criadora do Método Reset, compartilhou algumas dicas valiosas para amenizar a culpa sem deixar de aproveitar.

“Uma estratégia é optar por porções menores e saborear o chocolate com atenção plena, valorizando cada mordida. Além disso, é importante equilibrar com uma alimentação rica em frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais. Ou seja, você não precisa sair da sua dieta para viver os dias de páscoa, basta inserir o chocolate pontualmente na sua rotina”, explica Vanessa.

Consumo

O consumo excessivo de doces aumenta os níveis de açúcar e gorduras saturadas no organismo, o que pode levar o ganho de peso. Entretanto, Vanessa aconselha substituir por opções mais saudáveis, como frutas frescas ou desidratadas. Também é possível optar por versões de guloseimas com menor teor de açúcar ou até mesmo preparar receitas caseiras usando adoçantes naturais.

Existem diversas alternativas criativas, como preparar em casa ovos de Páscoa com chocolate amargo ou meio amargo. Essa opção, na grande maioria, apresenta menos ou nada de gordura hidrogenada — que é um dos componentes mais prejudiciais nos industrializados. “Quanto maior o teor de cacau, geralmente contêm menos açúcar e mais antioxidantes, como os flavonoides, que podem trazer benefícios para a sua saúde”, ressalta Vanessa.

Outra dica de ouro da Vanessa Costa é manter-se bem hidratado, especialmente ao consumir alimentos mais calóricos. Beber bastante água pode ajudar a controlar o apetite. Além de que na hora da fome, é necessário seguir com as comidas que fazem parte da sua rotina saudável ao invés de substituir uma refeição por uma sobremesa. Dessa maneira, após comer corretamente, a vontade pelo doce diminui e se torna mais fácil evitar os excessos.

Fonte: assessoria de imprensa