Participe da Primeira Premiação Nacional de Molhos de Pimenta: Inscrições Abertas até 9 de Setembro
Foto: divulgação CNA Brasil
Quem tem produção anual de até 200 mil litros de molho de pimenta em território nacional pode concorrer pela primeira vez a premiação dedicada a produtos artesanais e tradicionais.  A organização é da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que recebe inscrições até 9 de setembro. O Prêmio CNA Artesanal 2025 – Molho de Pimenta conta com parceria do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A Comissão Organizadora deverá receber até 29 de setembro seis embalagens de comercialização contendo ao menos 60 ml de cada produto inscrito e rotuladas de acordo com a legislação vigente. A premiação vai reconhecer cinco produtos em cada uma das categorias (agridoce e salgado), que receberão certificados mais valores entre R$ 4 mil e R$ 12 mil. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão ainda selo de participação (ouro, prata e bronze, conforme a classificação).

Requisitos

Com base na RDC nº 276/2005 da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), os molhos devem estar em forma líquida, pastosa, emulsão ou suspensão. Além disso, à base de especiaria(s) e/ou tempero(s) e/ou outro(s) ingrediente(s), fermentado(s) ou não. Além de próprios para uso no preparo e/ou agregação de sabor ou aroma a alimentos e bebidas.
Pelo regulamento do Prêmio, enquadra-se como molho de pimenta agridoce o produto que tiver base de pimenta com ingredientes doces de forma que ardor e doçura estejam equilibrados, podendo incluir um sabor levemente ácido do vinagre ou suco de limão, além de ingredientes complementares. Já o molho de pimenta salgado deve ter o sabor salgado em destaque, sendo a pimenta adicionada como toque picante.
Para atestar boas práticas de fabricação e qualidade, a equipe técnica realizará análises e avaliação de aspectos visuais das amostras. Assim, verificando se atendem o pH máximo de 4,5 e a quantidade de sólidos solúveis (grau Brix).

Avaliação

A avaliação do júri técnico com tabulação dos resultados ocorrerá entre 1º e 3 de outubro. Assim, com divulgação dos cinco finalistas de cada categoria em 7 de outubro. Esses dez produtos passarão ainda por avaliação sensorial do júri popular. Em data que a organização vai definir. Na ocasião também haverá avaliação da história do produto a partir de entrevista por jornalista da CNA e integrante da comissão organizadora.
A pontuação final será composta por 40% da avaliação do júri técnico, 50% da avaliação do júri popular e 10% da história do produto. Nesse sentido, devem ser considerados a tradição, inovação, aspectos originais ou diferenciais da produção, representatividade local/regional e valor comunicacional. Haverá ainda bônus de 10% para os produtores que comprovem o cultivo de até 50% das matérias-primas usadas no molho de pimenta.

Edições anteriores

Premio geleia2

Esse é o segundo Prêmio CNA Brasil Artesanal com parceria do Ital, que também participou da inédita premiação de geleias, com resultado final em 13 de maio deste ano. Idealizado pelo Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais, o Prêmio CNA Brasil Artesanal começou em 2019 com o objetivo de valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização das atividades e na agregação de valor dos alimentos que produzem. Desde então, houve realização de concursos para produtores de chocolate, queijo, salame, cachaça e azeite. Além de vinho, café especial, mel e cerveja.

 

Fonte: assessoria de imprensa