Padaria sem padeiro é o novo negócio de empreendedores de São Paulo
interior Market Pão Divulgação

Já pensou em investir em uma franquia de padaria? Pois bem, e se ela não tivesse padeiro? Essa é a proposta da Market Pão, rede de franquias de padaria fundada no final do ano passado pelos sócios e amigos de infância, Vinicius Almeida Carneiro e Alexandre Loudrade, ambos de Taubaté, região do Vale do Paraíba.

Com vasta experiência em educação, os empreendedores que já estão no franchising há mais de uma década e não tinham experiência em alimentação, atualmente contam com dois outros sócios anjos e consultores, um do setor de panificação há mais de 20 anos e outro CEO de uma indústria alimentícia. “Um dos principais desafios do setor de alimentação é qualificar os profissionais para mão de obra, especialmente o padeiro que é um gargalo no setor. Se o padeiro faltar, ficar doente ou pedir demissão será sempre uma grande problemática para o negócio” explica Vinicius.

O sucesso da Market Pão está no conceito do negócio simplificado: as unidades apenas finalizam os produtos que são adquiridos de um único parceiro e fornecedor homologado da franquia. São mais de 100 itens de panificação como pães, bolos, e doces. O espaço para montagem de uma unidade varia de 80m² a 120m², espaço enxuto uma vez que a cozinha precisa de menos equipamentos do que uma padaria convencional, com o diferencial que o forno, freezer, e climática são fornecidos para o franqueado por comodato. Essa junção de coisas torna o negócio atrativo, simples e bastante acessível tendo investimento inicial de R$ 200 mil.

Para Almeida o modelo de negócio de padaria é resiliente a crises, além de ser versátil e rentável por conta da relação com o brasileiro. “Fizemos um grande estudo do setor antes de fundar a Market Pão e percebemos que o conceito de padaria mudou demais ao longo dos anos nos bairros, ou seja, os clientes encontram na região onde moram padarias super sofisticadas e caras ou aquelas vendinhas que tem de tudo. O modelo de negócio mediano em que o pai de família leva a esposa e os filhos para tomarem café da manhã desapareceu, viemos suprir esse gap”, detalha.

O segmento de alimentação é o que mais cresce todos os anos e isso não é diferente com as franquias. Uma pesquisa da consultoria Kantar para a Abimapi (Associação das Indústrias de Biscoitos, Pães e Bolos) mostrou que o pão está presente em 84,1% dos lares dos brasileiros, apenas na cidade de São Paulo são vendidos 15 milhões de pães por dia.

Até o final do ano os empreendedores planejam abrir 30 unidades em todo o país e faturar R$ 25 milhões.

Fonte: assessoria de imprensa