Nutricionista explica como manter o corpo bem hidratado nos dias frios
102
Foto: Freepik
Durante o inverno, a sensação de sede naturalmente diminui. Isso acontece porque, com as temperaturas mais baixas, o corpo transpira menos. Além disso, ele entende que está perdendo menos líquidos, o que reduz o estímulo da sede. Mas, mesmo assim, o organismo continua precisando de água para manter suas funções em equilíbrio.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, adultos devem consumir, em média, de 2 a 3 litros de água por dia, considerando líquidos e alimentos. No inverno, muitas pessoas acabam deixando de lado essa recomendação. Alguns sinais de que o corpo precisa de mais hidratação incluem boca seca, urina escura e dor de cabeça leve ou persistente.
“Ter uma garrafinha sempre por perto e estabelecer metas simples, como beber um copo a cada hora, são formas práticas de manter a ingestão adequada ao longo do dia e evitar os efeitos silenciosos da desidratação”, orienta Carla Fiorillo, nutricionista e Coordenadora de Conteúdo do Professional HUB da Puravida.
A especialista reforça que a hidratação não depende apenas da água pura. “No frio, muitas pessoas esquecem de beber água. Uma boa estratégia é apostar em chás naturais sem açúcar. Além de caldos nutritivos e alimentos com alto teor de água, como sopas com vegetais, frutas como melancia e laranja, e até iogurtes naturais”, explica.
Ela também destaca o papel da alimentação no aporte de líquidos.
“Pepino, abobrinha, morango e melão são exemplos de alimentos com alta concentração de água. Além disso, incluir eletrólitos naturais, como o potássio presente na banana e na água de coco, contribui para manter o bom funcionamento celular e uma hidratação mais eficiente”, finaliza.