Nozes: Por que devemos incluir na Alimentação?
Foto: Freepik
Saborosas, as nozes combinam com diversos pratos e estilos alimentares. Afinal, são ricas em gorduras boas e oferecem diversos benefícios para a saúde. Excelente fonte de nutrientes, como ômega 3 e polifenóis, ajuda a diminuir o colesterol e prevenir a pressão alta e o infarto.
Comer nozes com frequência pode ajudar a reduzir o risco de demência, de acordo com o estudo realizado no Reino Unido.
Além disso, o consumo diário de nozes pode trazer diversos benefícios para a saúde. Nesse sentido, um estudo confirmou que a ingestão diária de nozes diminui o risco de doenças cardíacas.
De acordo com a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), os resultados indicam que pessoas na faixa dos 60 e 70 anos que consomem regularmente nozes podem ter redução da inflamação. Assim, um fator associado a um risco menor de doença cardíaca, em comparação com aqueles que não comem nozes.
Mas a médica pondera que uma investigação mais aprofundada é necessária em populações mais diversas e desfavorecidas.
“A introdução das nozes na dieta também deve ser feita por meio de uma estratégia alimentar e com orientação médica nutrológica”, comenta.

 

Dicas na hora de comprar e ingerir nozes 

Prefira os produtos com data de fabricação mais recente
Nozes podem perder qualidade quando expostas à luz. Se ficarem com gosto amargo, cheiro estranho ou aparência alterada, melhor não consumir.
Consuma até 5 nozes por dia.

Pão de nozes

Ingredientes

250g de farinha de trigo
200ml de água
20g de açúcar
30ml de óleo
10g de fermento biológico
Meia colher (café) de sal
1 ovo
50g de nozes trituradas

Modo de fazer

Colocar a farinha em um recipiente e reservar . Misturar a água, o óleo, o açúcar, o fermento, o sal, e os ovos no liquidificador. Depois de bater a mistura, juntar com a farinha reservada, misturar muito bem e adicionar as nozes. Colocar na forma e assar em forno pré-aquecido por 30 minutos.