Se você é do time que ama um docinho e anda vendo o morango do amor bombando por aí, atenção: essa releitura de um doce clássico das festas juninas ganhou vida nas docerias gourmet, é tendência nas redes sociais, mas também acendeu o alerta vermelho nos consultórios odontológicos. O motivo? A combinação açúcar em excesso, mais textura grudenta, mais acidez da fruta pode resultar em uma receita nada romântica para os seus dentes.
“O morango do amor pode parecer inofensivo, mas é uma verdadeira bomba para a saúde bucal”, explica o cirurgião-dentista Bruno Matias, especialista em implantodontia e mestre em odontologia digital.
“A calda de açúcar cristalizado que envolve a fruta é extremamente dura, o que pode causar fraturas em dentes frágeis ou restaurados. Além disso, ela gruda com facilidade, alimentando as bactérias causadoras da cárie.”
O perigo vai além do açúcar. Segundo o especialista, o morango, apesar de saudável por si só, é uma fruta ácida — e o ácido enfraquece o esmalte dentário. “Quando combinado com o ataque do açúcar da calda, o efeito corrosivo se intensifica”, explica Bruno.
Docinho viral, problema real
Nas últimas semanas, vídeos mostrando versões gourmetizadas do morango do amor explodiram no TikTok e no Instagram, com confeiteiros apostando em caldas com glitter comestível, coberturas extras e até recheios. Mas quanto mais camadas de açúcar, maior o risco.
Um dos maiores perigos do morango do amor está justamente na calda endurecida que envolve a fruta. Feita basicamente de açúcar derretido, ela se transforma em uma camada rígida e espessa quando resfriada — e aí mora o risco.
“Na prática, esse doce funciona literalmente como uma ‘pegadinha’ para os dentes. Se a calda estiver muito dura, a pessoa pode acabar trincando ou até quebrando um dente ao morder o doce”, alerta Bruno Matias, acrescentando que dentes com restaurações, próteses ou mais sensíveis são ainda mais vulneráveis ao impacto.
Além disso, o consumo frequente, sem escovação adequada, pode acelerar o surgimento de cáries e até levar à necessidade de restaurações ou implantes, em casos mais graves”, sentencia Matias.
Como aproveitar sem culpa?
A boa notícia é que não precisa cancelar o morango do amor da sua vida. Segundo o dentista, o segredo está no equilíbrio e na higiene bucal. “Se for consumir, prefira comer o doce após uma refeição principal e evite beliscar ao longo do dia”, orienta o dentista.
Escovar os dentes após comer o doce é imprescindível, mas o especialista dá uma dica importante. “Aguarde 15 minutos se puder para escovar os dentes, pois esse cristalizado que gruda nos dentes consegue ser amolecido pelos fluidos bucais. Dessa maneira, a escovação vai se tornar mais eficiente”.
E nada de usar os dentes como abridor para romper a calda dura. “Além de danificar o esmalte, você pode trincar um dente ou quebrar uma prótese dentária”, reforça o dentista. “Prefira cortar o doce com uma faca e colocar pequenos pedaços na boca”, orienta Bruno Matias.
Fonte: assessoria de imprensa