Médica dá dicas de alimentação pós-Carnaval para ajudar você a voltar com foco total

Confira dicas de alimentação pós-carnaval da médica nutróloga Marianna Magri Real.

1. Voltar à rotina

Primeiramente, se você já tem um acompanhamento e um planejamento alimentar, volte a seguí-lo. Costumamos assumir uma postura durante as festas ou férias, que nos tiram da nossa rotina “eu já comi errado todos esses dias mesmo, um dia a mais não vai fazer diferença”. “O ideal é sempre manter o máximo possível da semelhança da rotina de casa com os dias de festa, seja na alimentação, ou suplementação e treinos, mas se você saiu totalmente da rotina, voltar o quanto antes, será melhor.” esclarece a médica nutróloga Marianna Magri Real.

2. Beber muita água

Segundo Marianna, se atentar a ingestão hídrica durante o carnaval é sempre importante. Beber muita água é o segundo passo pra ajudar a recuperar o organismo. Geralmente durante esses dias, se consome mais bebidas com teor alcoólico, e isso desidrata nosso corpo e nosso cérebro, é importante que a ingesta de água seja constante.

3. Abusar de alimentos naturais
Se você exagerou no feriado, abuse de alimentos naturais, frescos. Como legumes, verduras e tubérculos/raizes e frutas.
“Evite industrializados e alimentos processados. Essa é uma dica para seguir sempre, mas agora é especialmente importante.” alerta Marianna Magri Real.

4. Destoxificar o organismo
Chás, Kombucha e temperos naturais ajudam pela ação antiinflamatória, diurética, digestiva e alguns otimizam o metabolismo. Chá de cavalinha, carqueja, laranja amarga, gengibre. Temperos como cúrcuma, alecrim, orégano. Use sua criatividade e varie nas ervas e complementos, pois todos tem propriedades benéficas.

5. Controlar a fome
A nutróloga Marianna explica que quando passamos alguns dias comendo de forma inadequada e irregular a fome pode aumentar. Para controlar a fome, aumentar o consumo de fibras, proteínas e gorduras de qualidade é interessante. Alimentos como abacate, coco e castanhas por exemplo, possuem gorduras de qualidade. Proteínas como peixes, frango e leguminosas para vegetarianos pode ser uma boa pedida também. As fibras podem ser encontradas em vegetais, verduras e frutas.

6. Alimentação saudável
Mantenha uma rotina saudável sempre! Se você recomeça sua dieta no pós-festa e logo na primeira semana tem refeições “não-saudáveis” pode ser mais difícil aderir à alimentação saudável por muito tempo.

“Pense que quando ativamos o nosso paladar com alimentos muito doces, artificiais e com gorduras super processadas (os chamados alimentos mais palatáveis) é mais difícil no dia seguinte ter prazer em comer alimentos frescos e naturais, que não tem todos esses temperos e estimulantes artificiais para nossas papilas gustativas. Volte a rotina e adapte seu paladar a sentir o gosto real dos alimentos.” finaliza Marianna Magri Real.

Fonte: assessoria de imprensa