A 29ª edição da Expocachaça, maior e mais importante feira da cachaça do país, começa amanhã (6/6) e vai até domingo. O evento, voltado para produtores e apreciadores da bebida destilada mais consumida no Brasil, terá 200 expositores, apresentações musicais, palestras e workshops sobre a cachaça.

Cerveja artesanal

A cerveja artesanal também ganha espaço na Expocachaça, com a 13ª edição da BrasilBier, feira de cervejas artesanais. A proposta é destacar os atributos, benefícios e os diferenciais competitivos das cervejas artesanais nacionais. O espaço também receberá uma programação com palestras na Carreta Alambique Escola, uma parceria com a Empresa Truck Van.

Shows

A programação 2019 da Expocachaça terá 12 shows. As apresentações serão com Raquel Lídia, Daniela Godoy, The Show Must Go On – Queen Reviving, Banda King Kombi, U2 Latin American, Aggeu Marques e Banda Yesterday – Beatles, Banda Legião II, Idelogia Cazuza Cover, Roberto Seixas e Metamorfose Ambulante, Chevette Hatch, cover Tim Maia e a dupla Beto & Breno.

Oitava avaliação às cegas

A feira contará também com a 8ª Avaliação com Degustação às Cegas e Classificação das Cachaças dos Expositores. O concurso é realizado por profissionais altamente qualificados e coordenados por Lorena Simão, do LABM – Laboratório Amalize Maia, Renato Frascino, coordenador de diversos cursos de bebidas e técnico sensorial de alimentos e bebidas, e Renato Costa, presidente da ABS – Associação dos Somelieres do Brasil – MG.

A proposta é avaliar a evolução e a qualidade dos produtos das diversas regiões produtoras de cachaça do país, presentes no evento, sob o ponto de vista sensorial e organoléptico, sinalizando para o mercado brasileiro e internacional o alto nível da produção da bebida em suas diversas categorias e apresentações.

As cachaças serão julgadas em nove categorias: brancas puras armazenadas em tanques de inox ou vasilhame inerte, sem passar por qualquer tipo de madeira; descansadas em madeiras como amendoim, jequitibá, entre outras que não interferem na cor; envelhecidas em Carvalho Francês; envelhecidas em Carvalho Americano; envelhecidas em diversas madeiras brasileiras, como Amburana, Bálsamo, Loro e Canela, Castanheira, Pau Brasil, entre outras; envelhecidas na Categoria Extra-Premium, envelhecidas acima de três anos; bebidas com cachaça; blends de madeira, sem indicação de proporção; e outros destilados produzidos no Brasil.

Seminário Interativo da Cachaça

Quem visitar a feira no dia 09, sábado, poderá participar do Seminário Interativo, desenvolvido em parceria com a Academia Brasileira da Cachaça de Alambique (ABCA). Onde serão apresentados os painéis: “O mercado de bebidas – desafios de venda e distribuição”, “Ação institucional do estado de Minas Gerais quanto à fiscalização, inspeção e fomento da produção de cachaça e aguardente de cana” e outros temas que estão sendo finalizados.

Serviço

Expocachaça 2019

Data: de 06 a 09 de junho, quinta a domingo

Horário: 06 a 08 de junho, das12h às 23h30 e 09 de junho, domingo, das 12h às 22h

Local: Expominas (Avenida Amazonas, 6200, Gameleira)

Atrações: 06 de junho, quinta-feira: Raquel Lídia, Daniela Godoy e The Show Must Go On – Queen Reviving;

07 de junho, sexta-feira: Banda King kombi, U2 Latin American e Aggeu Marques e Banda Yesterday – Beatles;

08 de junho, sábado: Banda Legião II – Cover Legião Urbana, Ideologia Cazuza Cover e Roberto Seixas e Banda Metamorfose Ambulante;

09 de junho, domingo: Chevette Hatch, o cover Tim Maia e Beto & Breno.

Ingressos: R$ 25,00 (inteira) e R$ 12,50 (meia) por dia

 

Fonte: assessoria de imprensa

 

#expocachaça
#cachaça