O livro Cerveja com Design, escrito por Miriam Gurgel e José Marcio e lançado pela Editora Senac São Paulo, aborda a cerveja e todos os aspectos do design que envolvem e influenciam a experiência do consumidor com a bebida. Desde as diferenças nos ambientes em que ela é servida ao redor do mundo, como os bares, botecos, botequins, pubs, alehouses, tavernas, inns, breewhouses, até os copos mais adequados para o consumo de cada rótulo.O design recobre todo o universo da oferta do produto, desde a escolha dos ingredientes, que resultarão no estilo da bebida, até as linhas de marketing adotadas, suas embalagens, o formato das garrafas e dos rótulos, apresentação e ambientação dos locais de comercialização.Miriam Gurgel ressalta que no caso dos cafés e cafeterias, o comportamento social é influenciado por diferentes fatores, como o apelo visual do produto e o local de consumo. O design de interior ou de um copo, por exemplo, ajuda na relação dos consumidores com o produto e na forma de consumo. Existem copos e ambientações adequados, iluminação, entre outros fatores, que favorecem o local e, consequentemente, o comportamento na degustação. “Hoje, a cerveja é muito mais apreciada do que antes. Há um interesse muito mais forte em saber sobre o processo produtivo da bebida, suas matérias primas e os diferentes estilos. Consequentemente, as pessoas procuram mais informações sobre e o livro vem para mostrar que há um mundo envolta dela, não apenas uma embalagem”, afirma José Marcio Fernandez Cunha.  Cerveja com DesignAutor: José Marcio Fernandez Cunha e Miriam GurgelEditora: Editora Senac São PauloPreço: R$ 79,00Número de páginas: 202