No último dia 22, Ana Carrilho, oleóloga da Herdade do Esporão, esteve no restaurante Aprazível, no Rio de Janeiro, para fazer o lançamento da nova linha de azeites, da safra 2018.  Os azeites portugueses deverão chegar ao Brasil dentro de 15 dias. Ana explica que a safra começou em outubro de 2018 e terminou em janeiro de 2019. “Os portugueses valorizam muito este produto. Temos a azeitona e fazemos o sumo que se chama azeite.  Quando estes azeites ficam prontos, disponibilizamos ao mercado o mais rápido possivel para que o consumidor possa ter os azeites mais frescos. Quanto mais novo o azeite, melhor. Por isto temos safras todos os anos e diferentes azeites devido ao clima”.
A oleóloga comenta que é necessário que o consumidor conheça mais o que é o produto para que possa fazer escolhas conscientes e explica que não existe o melhor azeite. “Muitas pessoas perguntam: mas qual é o melhor azeite? Todos os azeites são diferentes, a utilização de cada um é peculiar, e isto torna o produto especial. Existe uma gama enorme de azeites no mercado. Nós, na mesma empresa conseguimos fazer diferentes tipos de azeites”.
A Herdade do Esporão produz anualmente 1.500.000 litros de azeite e conta com um olival de 80 hectares certificado em modo de produção biológica.
Importância do azeite na gastronomia
Além de fornecer nutrientes essenciais para a saúde, o azeite precisa ser visto com admiração, já que ele tem o poder de incrementar e realçar o sabor quando cozinhamos ou temperamos um prato. De acordo com Ana, diferente do vinho, que quando não gostamos abrimos outra garrafa, o azeite não permite esta substituição imediata. “Se colocamos o azeite no prato, não poderemos eliminar o sabor, por isto é necessário saber escolher um azeite com sabor e aroma que enalteça o prato. A empresa  tem uma grande responsabilidade de produzir um azeite que realce o paladar. Temos uma experiência diferente porque os azeites não são iguais todos os anos. Utilizamos o melhor que a natureza nos dá”.
Segundo Henry Araújo, diretor de marketing da Qualimpor, importadora e distribuidora dos azeites e vinhos do Esporão há 25 anos, 60% do consumo do azeite no Brasil é de origem portuguesa. Herdade do Esporão é líder de mercado em relação aos azeites acima de R$ 30,00.