É difícil resistir às delícias desta época do ano que se aproxima. São festas, encontros entre amigos, confraternizações, amigos secretos e happy hours que não acabam mais. Por isso, para quem acabou exagerando, as dicas ajudam a recuperar a boa forma de acordo com as calorias ingeridas

Fim de ano é tempo de festa: tem o amigo secreto dos amigos, a confraternização da empresa, a formaturas, os happy hours, sem contar as festas de Natal e Réveillon. Tanta comemoração é sempre realizada com muitos petiscos, bebidas alcóolicas ou açucaradas, além das delícias típicas do período, como chocotone, peru, castanhas, rabanada e vinho. Quando o ano novo chega, traz consigo uma triste novidade na balança: quilos a mais e roupas apertadas.

Mas, como lidar com a comilança excessiva sem passar vontade ou detonar a silhueta? Segundo a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela de SP, o segredo está no equilíbrio e, também, no conhecimento do que está ingerindo. “A conta é bastante simples: se você vai ter um evento à noite, tente comer menos calorias nas outras refeições do dia, como café da manhã, lanches e almoço. Se souber quantas calorias tem cada alimento, também consegue se policiar para não consumir mais do que necessita”, orienta a médica.

Dessa forma, se à noite for tomar uma taça de vinho, por exemplo, capriche na hidratação ao longo de todo o dia (antes e depois de beber). Vai ter petiscos gordurosos na festinha? Então almoce salada, um grelhado e grãos integrais. “Não precisa se privar do que gosta, basta achar o equilíbrio”, destaca a médica.

Quanto vale?

Para não deixar a balança nas alturas, o personal trainer Mauricio Rossi, de SP, separou uma tabela de caloria X exercício para ajudar quem quer se livrar das gordurinhas que aparecem no fim de ano. Confira:

1 fatia de chocotone fina (cerca de 1 cm): cerca de 396 calorias = 30 minutos correndo na esteira

1 punhado de nozes: 195 calorias = 30 minutos lutando boxe

100 g de peru assado: 163 calorias = 3 séries de 10 burpees

1 porção de servir de farofa: 180 calorias = 30 minutos de Pilates

1 fatia fina de bolo de chocolate: 370 calorias = meia hora de natação

1 taça de vinho tinto seco: 108 calorias = 20 minutos de esteira em ritmo moderado

1 taça de espumante: 115 calorias = 10 minutos de elíptico

1 pedaço médio de bacalhau refogado: 108 calorias = 4 séries de 15 a 20 flexões de braço

100 g de rabanada: 230 calorias = 30 minutos jogando vôlei

 

Fonte: assessoria de imprensa