A médica Márcia Simões, da Eden Clinic, em Curitiba, afirma que “determinados alimentos são de extrema importância para o desenvolvimento da memória e a prevenção do desgaste dela, impedindo o esquecimento”.

Existem diversos alimentos que podem ajudar na retenção da memória e na saúde do cérebro. A médica da Eden Clinic, descreve quais podem ajudar:

Açafrão-da-terra – Estudos mais recentes, como o publicado no “American Journal of geriatrics psychiatry” feito pela Universidade de Los Angeles, demonstram um efeito muito positivo da ação da cúrcuma na memória dos pacientes que se submeteram ao estudo, demonstrando uma melhora importante dos distúrbios de memória que eles apresentavam (houve melhora de 28%).  A curcumina que está presente na cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, podendo ser utilizada para processos inflamatórios ativos no organismo como artrites, inflamações de vias aéreas superiores, inflamações de pele dentre outros sem os efeitos secundários indesejados dos medicamentos tradicionais.

Manjericão – Os compostos fenólicos presentes no manjericão apresentam atividades farmacológicas confirmadas com ação analgésica, anti-inflamatória, anti-microbiana, hipotensora, espasmolitica, antioxidante dentre outras. Essa ação antioxidante combate os radicais livres que prejudicam a saúde do cérebro, outros efeitos benéficos nesse órgão acontecem pela presença de manganês que melhora a atividade transmissora dos impulsos nervosos.

Canela – A sua ação sobre o cérebro ficou conhecida recentemente por um estudo realizado em ratos na Universidade Rush em Chicago, onde ratos que, pelos testes, tinham uma diminuição do aprendizado foram submetidos a uma dieta rica em canela e apresentaram melhora significativa nos testes posteriormente. Acredita-se que isto aconteça pelo efeito positivo dela no hipocampo, local onde o cérebro faz a composição de novas memórias e a construção do conhecimento.

Cravo-da-índia – Ele possui na sua composição os óleos essenciais, que tem ação anti-inflamatória e com isso alivia as dores de cabeça que muitas vezes acontecem pela inflamação dos vasos cerebrais, também é eficaz nas cólicas do período menstrual.

Alho – Uma das substâncias que o alho possui se chama “Dilly trissulfeto” que apresentou em pesquisas um efeito de tratamento contra alguns tipos de tumores cerebrais. O extrato de alho também é muito utilizado na medicina funcional pelas suas propriedades anti-inflamatórias que, ao melhorarem o fluxo sanguíneo cerebral, atuam melhorando a memória e capacidade cognitiva.

Assim, existem diversas combinações que podem ser usadas ao reunir os amigos, melhorar a saúde cerebral e preservar a memória, com alimentos simples e que possuem muitas propriedades saudáveis, como, por exemplo, um café com canela, após um almoço rico em manjericão e alho.

 

Fonte: assessoria de imprensa