Em parceria com a Embrapa, Correios lançam selos sobre PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais)

Seis espécies de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) estão representadas na Emissão Postal Especial dos Correios, lançada no fim de abril, durante o 7º Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais, realizado em São Lourenço do Sul (RS). Nesse sentido, o trabalho contou com a consultoria da Embrapa Hortaliças (Brasília – DF) na seleção das espécies consideradas mais tradicionais e representativas no Brasil.

Assim, os selos contemplam as espécies vinagreira, taioba, jambumangarito, ora-pro-nóbis e bertalha, e já estão sendo comercializados nas principais agências do País e na loja virtual dos Correios. Desse modo, cada selo captura a beleza única das plantas e celebra a biodiversidade e riqueza cultural das PANC.

Afinal, o estilo das artes foi inspirado no Impressionismo, com sombras na cor violeta. Além disso, os selos trazem também, em microletras, o nome popular e científico da planta ilustrada. Com técnica de aquarela e arte de Lidia Marina Hurovich Neiva, a emissão tem tiragem de 96 mil selos. Então, são 12 selos por folhas e cada selo tem valor facial de 1º porte de carta (R$ 2,55).

Antes de mais nada, as plantas alimentícias não convencionais possuem destacado potencial nutricional, como o teor de proteína e minerais em ora-pro-nóbis, de ômega-3 em beldroega, de ferro em taioba, de selênio em cariru, de luteína em capuchinha. Apresentam ainda reconhecido valor culinário, gastronômico e cultural. Por essas características, são fundamentais para a soberania e segurança alimentar e nutricional, para a mitigação das desigualdades sociais e para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas.

Coleção de Germoplasma

Desde 2006, a Embrapa Hortaliças trabalha com a temática das PANC com ênfase na manutenção de uma coleção de variedades de Hortaliças PANC. O Banco Ativo de Germoplasma conta com mais de 400 variedades de cerca de 100 espécies. As pesquisas da Embrapa também são voltadas para estabelecer sistemas de produção que potencializem a produtividade ou que facilitem o manuseio de espécies que apresentem alguma limitação à sua expansão em cultivo e consumo.

O responsável pelo trabalho é o pesquisador Nuno Madeira que também promove a produção e o consumo de Hortaliças PANC por meio de diversos eventos. Assim como o HortPanc que aconteceu pela primeira vez em 2017, em Brasília, e já passou por diversas cidades brasileiras. Desde 2008 são realizadas iniciativas para a implantação de bancos comunitários de mudas e sementes de Hortaliças PANC em diversos estados brasileiros. Assim, em parceria com órgãos de extensão rural, universidades produtores e diversos outros parceiros.

Capacitação

Os interessados em conhecer um pouco mais sobre esse universo das hortaliças PANC podem fazer o curso “Produção de PANC para consumo doméstico” pela plataforma E-Campo da Embrapa. O curso já conta com mais de 40 mil inscritos, é gratuito, de oferta contínua e autoinstrucional. Acesse aqui.

Pimenta

Em 2015, a Embrapa Hortaliças contribui com os trabalhos dos Correios no lançamento de um série de selos que contemplou tipos de pimentas. Coube à Unidade selecionar imagens e informações sobre as pimentas dedo-de-moça, bode, malagueta e biquinho. Os selos podem ser adquiridos também na loja virtual dos Correios

Fonte: assessoria de imprensa