O Dundun de Costela, prato elaborado por Leandro de Araújo Mendes, Flaviany de Paula Oliveira e Ruty dos Anjos Lima, graduandos do Curso Superior em Tecnologia da Gastronomia, foi o escolhido no 6º Concurso Gastronômico Prato Junino do Arraial de Belo Horizonte 2025 para representar a Faculdade Senac em Minas – Belo Horizonte, que integra o Sistema Fecomércio MG.
Assim, o quitute, eleito por um júri especializado, vai integrar o cardápio da Vila Gastronômica do Arraial de Belô, que acontece no Mineirinho nos dias 11, 12, 13, 19 e 20 de julho. Então, o público que participar do evento poderá saborear os bolinhos de carne de costela bovina cozida e desfiada, misturada à mandioca amassada e temperada com ervas e especiarias. O Dundun de Costela é coberto com crosta de requeijão e parmesão, empanado em biscoito de polvilho triturado e frito por imersão. A porção com cinco bolinhos poderá ser adquirida por R$ 22.
A 6ª edição do Concurso Gastronômico Prato Junino, promovido pela Belotur, teve como tema a afro-gastronomia belo-horizontina, valorizando ingredientes e tradições afro-brasileiras presentes na cultura da cidade. Assim, a grande final foi realizada na manhã de 5 de julho, Dia da Gastronomia Mineira, no Mercado da Lagoinha, com participação de instituições de ensino superior da área de Gastronomia.
Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, ressalta a importância da participação de eventos para a formação dos futuros profissionais da gastronomia. “A vivência no Concurso Gastronômico do Arraial de Belo Horizonte coloca os alunos como protagonistas de sua formação, o que reforça a proposta pedagógica do Senac. Ao interagirem com o público e apresentarem suas criações, eles ampliam sua visão de mercado, ganham confiança e demonstram como a educação de qualidade pode transformar talentos em carreiras de sucesso.”
Memória afetiva
Leandro de Araújo Mendes, estudante do 3º período, recorda o processo de criação do prato. “Foi uma grande viagem pela história, pela cultura e pelos sabores que moram na nossa memória afetiva. Queríamos algo gostoso e que expressasse os encontros em volta do fogão a lenha e a simplicidade que emociona.
O desenvolvimento, intenso e cheio de desafios, começou com a escolha dos ingredientes, que precisavam ter alma, raiz e significado. E valorizar o que temos de mais autêntico, sem perder a liberdade criativa de transformar e surpreender. Vivemos momentos de alegria e frustração, até finalmente encontrar o equilíbrio perfeito entre sabor, apresentação e sentimento.”
Para Leandro, participar do concurso foi uma das experiências mais marcantes da sua vida. “Experimentamos um turbilhão de emoções: nervosismo, alegria, gratidão. Tivemos aquele frio na barriga que faz lembrar porque escolhemos a cozinha como carreira. E a satisfação de ver pessoas saboreando algo que preparamos com o coração e as nossas mãos.”
O grupo de estudantes do Senac também evidenciou na competição o ambiente de troca, de respeito, de celebração da cultura e da diversidade de sabores. “Mais do que ganhar ou perder, foi sobre crescer, aprender e viver algo que vai nos acompanhar para sempre. Saímos de lá com o coração cheio, renovado e com ainda mais certeza de que cada esforço vale a pena”, salienta Leandro.
Expectativa
O graduando comenta o que espera da participação na Vila Gastronômica do Arraial de Belô. “Nossa expectativa está lá no alto! Queremos levar nosso prato para mais gente, ver sorrisos e fazer parte dessa energia contagiante que transforma Belo Horizonte em um grande arraial de afeto. Poder estar no meio disso tudo, contribuindo com o que amamos fazer, nos deixa imensamente felizes e orgulhosos”.
Fonte: assessoria de imprensa