Diga adeus à celulite: alimentos que fazem a diferença
Foto: Freepik
Presente em grande parte das mulheres, a celulite é uma condição comum que pode afetar pessoas de todas as idades. Segundo a SBCD, a celulite é causada pelo acúmulo de gordura sob a pele, associado a alterações na circulação e aumento do tecido fibroso. Afeta principalmente nádegas, pernas e abdômen, sendo mais comum em mulheres — cerca de 90% têm algum grau do problema.
Mas, será que a alimentação também influencia o aparecimento deste incômodo? Sim. Para combater e reduzir a celulite, uma boa escolha é incluir alimentos anti-inflamatórios, com ação detox, vitaminas e antioxidantes. Além dos alimentos ricos em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.

Açúcar e sal

O excesso de açúcar e sal agrava a celulite. Neste sentido, os alimentos ultraprocessados também são prejudiciais.

Incluir mais frutas como mamão, além de legumes, verduras e sementes é uma ótima opção. Os alimentos pré e probióticos também podem ajudar, desde que bem orientados por médicos nutrólogos. Alimentos com atividade termogênica, como o café e chá verde, além das pimentas e especiarias como gengibre, cúrcuma, cravo e canela, também ajudam,  já que todos podem  estimular a circulação sanguínea e podem trazer benefícios para o quadro”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

 

Beba água

“A ingestão de água ajuda o organismo a eliminar as toxinas do organismo, ocasionando uma melhora na pele. O ideal é ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia”, diz a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Fonte: assessoria de imprensa