Há quem prefira o gravatinha e aqueles que não dispensam o espaguete. Seja qual for a preferência, dá para mantê-lo na despensa e ainda eliminar alguns quilinhos

Se tem um dia que merece aquela bela macarronada é o 25 de outubro. Instituído como Dia Mundial da Massa, ele é desculpa perfeita para saborear sem culpa uma refeição reconfortante, tradicional e até saudável. É isso mesmo, embora a grande maioria das pessoas acredite que por ser rico em carboidrato o macarrão deve ser evitado, ele é uma ótima fonte de energia e pode ganhar versões revisitadas que contribuem para a manutenção da saúde e do peso.

“Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo, mas muitas pessoas acreditam que eles contribuem para o aumento do peso e passam a evitá-los”, comenta o Nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta. “O que as pessoas não param para pensar é que não são os carboidratos que engordam, mas sim o consumo em excesso, em especial dos carboidratos simples. Por isso, se o objetivo é emagrecer ou manter o peso, não é necessário excluí-los da rotina alimentar, mas sim estar atento ao seu consumo”.

Por serem essenciais ao funcionamento do organismo, algumas adaptações podem ser feitas para otimizar o seu valor nutricional. Entre elas, Matheus destaca três:

Opte por uma massa integral

“O macarrão integral também é rico em carboidratos, porém é do tipo complexo, rico em fibras., as fibras saciam por mais tempo e auxiliam o processo de digestão”, explica o especialista.

Combine com uma proteína e legumes

Para evitar aquele vazio na barriga algumas horas após comer a massa, ajuste a porção de carboidrato e inclua uma proteína magra e legumes. As proteínas vão agir no seu centro do apetite, diminuindo-o, e os legumes, ricos em fibras, vão ajudar na saciedade prolongada.

Evite molhos cremosos e pegue leve no queijo

“Principalmentes os molhos a base de queijo e o molho pesto são ricos em gordura. Eles não precisam ser excluídos, basta ter cautela e ponderar a quantidade e frequência desses alimentos se o objetivo for tornar a massa mais leve”, pondera.

Para provar que dá para comer macarrão sem culpa, separamos uma receita imperdível. Confira:

Macarrão com Frango e Couve Picante | Tempo total: 21 min & Rendimento: 6 porções | Dificuldade: Fácil

Ingredientes

250gr de fusili cru

1 ½ de couve

1 pitada de sal

250gr de peito de frango sem pele e sem osso, assado

1 unidade de cebolinha

½ colher de chá de pimenta calabresa em flocos

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de Fazer

Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e reserve. Em uma frigideira grande, borrife óleo spray e aqueça sobre fogo médio.

Adicione as folhas de couve e refogue, mexendo frequentemente, até que elas estejam verde-brilhantes, por cerca de 3 minutos. Adicione o sal. Retire da frigideira e reserve.

Na mesma frigideira, sobre fogo médio, doure o frango mexendo constantemente. Acrescente o macarrão e a couve. Diminua o fogo e mexa delicadamente até aquecer. SIRVA e salpique a pimenta e o queijo ralado e por cima.

Porção: cerca de 1 xíc. de macarrão com frango e couve picante.