Dia de São Jorge: dicas e receitas para uma feijoada perfeita
O Dia de São Jorge mistura tradição e fé com os sabores da culinária brasileira. Assim, nada melhor do que uma boa feijoada, prato queridinho dos cariocas, para celebrar a data. Então, Comida na Mesa reuniu dicas e receitas especiais para você preparar em casa e homenagear o Santo Guerreiro com muito sabor.
Assim, para não errar mais no preparo da feijoada e deixar toda a família com uma deliciosa refeição, a Camil explica alguns segredos para se fazer a feijoada perfeita:
Fazer uma boa feijoada exige planejamento: comece com pelo menos 48h de antecedência e não pule a etapa de dessalgar bem as carnes — ela garante leveza e sabor ao prato.
No dessalgue, deixe as carnes de molho por 24 horas, trocando a água a cada 3 horas. Assim, mantenha na geladeira durante esse tempo.
Escolher um bom feijão é essencial para o sabor da feijoada. Porem, não se esqueça de deixá-lo de molho por 8 a 12 horas.

Após dessalgar, coloque as carnes em uma panela, cubra com água e pré-cozinhe por 10 minutos para remover parte da gordura e deixar as carnes mais leves.
Cada carne tem um tempo de cozimento diferente. Comece pela costelinha e carne seca, e depois adicione o paio e a linguiça para garantir o cozimento perfeito de todas.
A laranja suaviza o sabor das carnes e ajuda na digestão das gorduras, por isso combina tão bem com a feijoada.
A feijoada, além de tradicional, pode virar outros pratos deliciosos, como o bolinho de feijoada.

Bolinho de Feijoada

Receita de Bolinho de Feijoada vai fazer sucesso. Confira!

Ingredientes

Feijoada

1 litro de água
250 gramas de Feijão Preto
50 gramas de carne-seca (crua) dessalgada e cortada em cubos pequenos
lombo dessalgado e cortado em cubos pequenos (50 gramas)
50 gramas de costelinha de porco defumada dessalgada
1/2 unidade de linguiça calabresa defumada cortado em cubos pequenos
1/2 unidade de paio cortado em cubos pequenos
1 folha de Louro Seco
Massa
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 unidade de Alho amassado
1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca crua
2 colheres (sopa) de polvilho azedo

Recheio

150 gramas de bacon cortado em cubos pequenos
150 gramas de linguiça calabresa defumada cortada em cubos pequenos
1 maço pequeno de couve manteiga cortada em tiras finas

Montagem

Ovo ligeiramente batido

Farinha de Rosca para empanar

Óleo para fritar

Modo de preparo

Feijoada

Primeiramente, em uma panela de pressão, coloque a água, o feijão Preto , a carne seca, o lombo de porco, a costelinha, a linguiça, o paio e o louro.
Em seguida, tampe a panela e cozinhe por 40 minutos, contados a partir do início da pressão. Então, apague o fogo, aguarde sair todo a pressão antes de abrir.
Logo após, retire o osso da costelinha e coloque todo conteúdo da panela no liquidificador. Então, bata até ficar homogêneo, se necessário adicione meia xícara (chá) de água fervente para facilitar o batimento.

Massa

Antes de tudo, em uma panela grande aqueça o azeite em fogo médio e frite o alho até dourar levemente. Em seguida, adicione a mistura do liquidificador e refogue.
Então, junte, aos poucos, a farinha de mandioca crua e cozinhe, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. Reserve até amornar. Junte o polvilho azedo e amasse até ficar homogêneo. Reserve.

 

Recheio

Em uma frigideira coloque o bacon, a linguiça e frite na própria gordura, em fogo médio, por 5 minutos ou até dourar levemente.
Em seguida, adicione a couve, misture rapidamente e retire do fogo. Reserve.

Montagem

Então, divida a massa em 30 porções. Abra cada porção de massa na palma da mão, coloque um pouco do recheio no centro e modele no formato de um bolinho. Empane com o ovo e a farinha de rosca.
Em uma panela pequena, aqueça o óleo em fogo alto e frite de 4 a 6 bolinhos de cada vez. Sirva em seguida.

Dicas

Experimente variar o recheio, utilizando carne-seca, linguiça picada ou costelinha desfiada.
Sirva os bolinhos com molho de pimenta.