Dia da Cerveja: dicas para brindar com estilo
Foto: Freepik
O Dia Internacional da Cerveja, sempre na primeira sexta-feira de agosto, é uma oportunidade para comemorar a bebida. Então, Comida na Mesa, vai dar algumas dicas especiais para você aproveitar ainda mais.

Tipo de copo 

Antes de tudo, você sabia que o formato do copo de cerveja influencia o sabor, ressaltando aromas, formação de espuma e as características de cada tipo da bebida?

“A escolha do copo influencia diretamente a percepção da bebida. Um bom copo pode acentuar aromas, manter a temperatura ideal e garantir uma espuma mais cremosa. Entender isso é essencial para quem deseja viver uma experiência mais completa com a cerveja”, explica a sommelière do Grupo Petrópolis, Bruna Nunes”. 

Taça Tulipa e Pint combinam com aromas intensos e sabores pronunciados. Nesse sentido, esses copos valorizam as camadas sensoriais das cervejas Belgian Ales e as Inglesas Pale Ale, IPA’s e Stout. Além disso, permitem boa liberação de aromas sem perder a praticidade no serviço.  

A taça tulipa com bojo arredondado e leve estreitamento na borda, favorece a captura dos aromas e mantém a espuma estável. Assim, valoriza as notas aromáticas de lúpulo, malte e fermentação.
“Para taça versátil, para Itaipava Premium e 100% malte, Petra Aurum, Petra Bock, Black Princess Gold, Black Princess Miss Blonde e Cacildis são excelentes escolhas”, comenta Bruna Nunes..  

Já o Pint – clássico dos pubs –, por ser mais reto e funcional, favorece goles generosos e uma experiência sensorial equilibrada. Então, é ideal para consumo casual de cervejas com corpo médio e bom drinkability, como Black Princess APA-82, Black Princess Let’s Hop e Black Princess Back to the Red. 

 

 

Weizen realça a aparência e acomoda melhor a espuma densa das cervejas à base de trigo  Projetado para cervejas de trigo, o copo Weizen realça aromas e sabores ao acomodar bem a espuma e permitir a mistura do fermento no fundo, comum em estilos como Petra Weiss Bier. Já a Black Princess Doctor Weiss, por ser filtrada, também pode ser servida em taça Tulipa.
 
Lager ou Pilsner para cervejas claras e refrescantes  

 

Estreitos, retos e alongados, os copos Lager valorizam a espuma, mantêm a carbonatação e destacam a aparência das cervejas leves, como a Petra Origem Puro Malte, tornando a experiência mais refrescante e ideal para momentos descontraídos.

 

Snifter é parceiro perfeito para cervejas complexas 
Pensado para degustação de cervejas complexas, encorpadas e alcoólicas, como Petra Stark Bier. Sua base larga propicia a transferência de calor das mãos para cerveja auxiliando na volatização dos aromas. Sua boca estreita favorece a concentração e melhor percepção do seu bouquet aromático. 
 
Americano, velho conhecido do brasileiro, também serve para degustações 
Símbolo da cultura popular de bar/boteco do Brasil, ele é uma excelente pedida quando queremos tomar uma cerveja bem gelada e refrescante. Pois seu pequeno tamanho/volume e espessura do vidro, permite que a cerveja permaneça gelada até o último gole do copo. Ideal para cervejas Lokal, Crystal, Vold X e Itaipava. 
 

CERVEJA NA COZINHA

E quando a cerveja vai além do copo e vira ingrediente na cozinha? Isso mesmo! Água Doce Sabores do Brasil e o Divino Fogão ensinam receitas de drinques e refeições em que a cerveja se destaca, deixando os pratos ainda mais saborosos.

Michelada – (Divino Fogão)

Ingredientes
1 lata de cerveja pilsen
Suco de um limão
4 gotas de molho inglês
4 gotas de molho de pimenta
Sal para a borda
Gelo a gosto

Modo de preparo
Primeiramente, pegue um copo alto e deixe a borda com sal. Coloque no copo quatro gotas de molho inglês e quatro gotas de molho pimenta. Em seguida, coloque o gelo e adicione o suco de limão. Complete com a cerveja.

Linguiça na Cerveja (Água Doce Sabores do Brasil)

Ingredientes
500 gramas de linguiça cuiabana
2 colheres de sopa de azeite
350ml de cerveja preta
1 e ½ colheres de sopa de açúcar refinado
2 ramos de alecrim fresco
2 ramos de tomilho fresco
Opcional: cheiro verde

 

Modo de preparo
Primeiramente, em uma panela, coloque a cerveja preta e o açúcar e mexa bem. Logo após, leve ao fogo baixo e deixe apurar, reduzir e engrossar. Reserve. Então, em uma frigideira, doure a linguiça no azeite em ambos os lados. Em seguida, coloque a mistura de cerveja e deixe cozinhar por alguns instantes, adicione as ervas e tampe por 3 minutos. Desligue o fogo e sirva quente

Tempo de preparo: 45 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 6 porções


Costelina suína na cerveja (Divino Fogão)

Ingredientes

1,2 kg de costelinha suína (cortada em ripas)
4 dentes de alho amassados
1 cebola grande em rodelas
Uma colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de molho inglês
Uma colher de sopa de mel (ou açúcar mascavo)
1 lata de 350 ml de cerveja (pilsen ou escura, conforme preferência)
Uma colher de chá de páprica doce ou defumada
1 folha de louro
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite ou óleo para dourar

Modo de preparo
Comece temperando a costelinha em uma tigela grande, misture com o alho, sal, pimenta, páprica, molho inglês, mostarda, mel e a folha de louro. Então, cubra com a cerveja e deixe marinar por pelo menos duas horas, ou de um dia para o outro na geladeira. Em seguida, aqueça um fio de óleo em uma panela grande ou em uma assadeira funda, retire a carne marinada e reserve o molho e doure bem a costelinha, reserve.
Assim, na mesma panela, adicione a cebola e refogue até dourar, volte a carne para o recipiente e despeje a marinada por cima. Logo após, tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo por cerca de 40 a 50 minutos, mexendo algumas vezes até a carne ficar macia e o molho encorpado.
Então, se desejar, pode finalizar no forno pré-aquecido a 220°C por 20 minutos, com a carne e o molho em uma assadeira, para caramelizar e criar uma crosta. Sirva.