alimentos que ajudam na prevenção de doenças vasculares

Prevenção continua sendo o melhor remédio contra doenças vasculares e desordens no organismo e um dos aliados mais importantes está na dieta, com uma alimentação saudável. Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e Dra. Renata Domingues, médica especializada em Nutrologia,  explicam como as propriedades contidas nos alimentos são capazes de melhorar a circulação e fazer o sangue fluir melhor .

A cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita comenta que alguns alimentos têm a capacidade de ajudar e muito o funcionamento do nosso corpo, facilitando a circulação do sangue, por exemplo. Então é fundamental, para evitar doenças e ter veias e artérias saudáveis, incluí-los na dieta. De acordo com a angiologista, pessoas com histórico de doenças vasculares na família podem, com ajuda do médico, começar um tratamento preventivo que vise buscar qualidade de vida e diminuir o risco do aparecimento dessas doenças. E, além da prática de exercícios físicos, a boa alimentação fornece os nutrientes necessários para melhora da circulação.

Conheça quatro desses poderosos alimentos, que vão de tempero à fruta:

Alecrim
Usado há séculos para aliviar dores musculares, melhorar a imunidade e a microcirculação, o alecrim é rico em uma substância chamada ácido carnósico, que tem importante ação contra os radicais livres. “Além disso, o Alecrim possui o ácido rosmarínico, que desintoxica e reduz a inflamação. Assim, esse tempero é um importante aliado para aumentar a circulação nos pequenos vasos em torno dos músculos e órgãos”, afirma a angiologista Aline Lamaita.

Gengibre
Potente anti-inflamatório, o gengibre combate dores musculares, ajuda contra artrite reumatoide e problemas circulares. “Tudo isso por conta do gingerol, um dos principais compostos do gengibre, que tem alto efeito anti-inflamatório”, diz a Dra. Aline. Além disso, conta a angiologista, o condimento possui uma enzima que ajuda a dissolver a fibrina, proteína envolvida na coagulação do sangue. “A fibrina atua no processo de formação dos trombos e também está ligada ao endurencimento das veias varicosas”, explica a Dra. Aline.

Beterraba
Fonte de energia, mas também antioxidante, anti-inflamatório e desintoxicante, a beterraba é capaz de aumentar a oxigenação e o fluxo de sangue nos músculos, melhorando também a contração muscular, afirma a Dra. Renata Domingues, médica especializada em Nutrologia, diretora responsável da Clínica Adah e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro).

Dra Renata comenta que a beterraba é rica em nitratos e L-citrulina (precursora da L-arginina),  que contribui para o aumento de óxido nítrico circulante, que está diretamente ligado ao relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos. “Essa propriedade, segundo estudos, também melhora a circulação nas veias e previne varizes”, completa. Um estudo australiano avaliou que um único copo de suco de beterraba é capaz de reduzir a pressão arterial em poucas horas – e o nitrato é o responsável por essa ação de relaxar os vasos e fazer o sangue fluir melhor.

Laranja
A Vitamina C presente na laranja (mas também no kiwi, morango, entre outros) ajuda a reparar e regenerar os tecidos, protege contra doenças cardíacas, auxilia na absorção de ferro, diminuição do colesterol total e LDL (ruim) e triglicerídeos, segundo a Dra. Renata Domingues. “Seu poder antioxidante protege de doenças cardiovasculares entre outros inúmeros benefícios”, explica a médica.

Mas a laranja é muito mais do que isso e é composta também por flavonoides, polifenóis e antocianinas. Dra Renata comenta que esses componentes têm importante atuação antioxidante e são capazes de reduzir o colesterol. Quando comemos a fruta é ainda melhor, pois as fibras presentes no bagaço atuam para evitar o depósito de gordura nas artérias. Pesquisadores franceses do Instituto Francês de Pesquisa Agronômica afirmam que a hesperidina, um flavonoide da fruta, favorece o revestimento interno dos vasos. Isso ajuda na circulação. Dra Aline explica que o potássio presente na laranja também gera impacto positivo na circulação ao balancear o excesso de sódio na dieta. Um copo de suco de laranja por dia já é o suficiente para esses benefícios.

Fonte: assessoria de imprensa

Leia também
Mudanças na alimentação reduzem o risco de doenças cardiovasculares