opções econômicas de peixe no inverno
Peixe

Com os termômetros caindo, os peixes diminuem suas atividades, incluindo alimentação e locomoção. Muitos deles param de comer totalmente, dificultando bastante a pesca nesse período, o que, consequentemente, reflete no aumento do valor do pescado.

Para não deixar de consumir a iguaria e não sentir a mudança de temperatura no bolso, Hermes Marcatti, proprietário da boutique de peixes Pescados Hermes, indica 4 peixes que não sofrem alteração de preço no inverno.

“A temperatura cai e o valor do pescado sobe, naturalmente. Funciona como uma cadeia: quanto mais frio, mais difícil a pesca, mais horas trabalhadas, maior o valor do peixe, a conta é simples. Existem algumas espécies que não são afetadas com o inverno e são elas as melhores opções para consumo nesta época do ano”, explica o empresário e especialista do segmento.

Anotem as dicas:

  • Anchova

É um peixe de água salgada, que costuma ficar na superfície, por isso o inverno não afeta a sua pesca. Esta espécie é muito conhecida por seu sabor, além de ter inúmeros benefícios para a saúde. A combinação com massa é sucesso na certa.

  • Truta

De água doce, a truta é um peixe que gosta do frio e pode ser facilmente encontrada em regiões montanhosas. Além de nutritiva, esta espécie é de fácil combinação e pode ser usada para diversos tipos de pratos, até mesmo nos mais sofisticados.

  • Badejo

Comum em águas salgadas, o badejo é um peixe carnívoro, que não se intimida com a temperatura mais baixa. Com pouca gordura e baixo colesterol, esta espécie é perfeita para desenvolver receitas leves, assadas ou grelhadas.

  • Tainha

Junto com o frio, chegam os cardumes de tainha nas águas salgadas. A pesca dessa espécie é muito favorável no inverno e as opções de pratos com ela, são infinitas. Uma ótima pedida é rechear este pescado com farofa. Difícil não dar certo.

Tão importante quanto a escolha do peixe, é a escolha dos condimentos. Optar por mais ervas e menos sal, é uma ótima saída para valorizar o sabor do prato, sem perder a referência do pescado. “Alho, cebola, sálvia, manjericão, alecrim, pimenta, coentro e hortelã deixam o peixe com um sabor especial e garantem a saudabilidade do prato”, afirma Hermes.

 

Fonte: assessoria de imprensa