A dica da Chef Saschi para a Páscoa é um pudim fofinho, delicioso e que vai agradar crianças e adultos. E o melhor: sem glúten, sem lactose, com baixo índice glicêmico e low carb: o Pudim Nuvem de Chocolate com Creme Inglês.

Ingredientes para a Ganache de chocolate meio amargo

– 1/2 colher de chá extrato de baunilha natural em pó

– 1/4 colher de chá de sal rosa

– 200g creme de leite sem lactose

– 20g de manteiga sem lactose

– 25g de cacau 100%

– 150g de Adoçã

 

Ingredientes para o Merengue

– 5 claras

– 1/4 xícara de Adoçã

– 1 pitada de sal

 

Modo de preparo da GanacheColoque todos os ingredientes da ganache, menos o creme de leite, em uma panela pequena e leve em fogo baixo, misturando até começar a engrossar. Assim que engrossar um pouquinho, adicione o creme de leite e vá mexendo até dar o ponto de um brigadeiro de enrolar, soltando do fundo da panela. Reserve.

 

Modo de preparo do Merengue: Bata as claras com o sal até ponto de neve – aquele que não cai da espátula quando você vira. Acrescente o Adoçã e bata mais um pouco para agregar bem. Reserve.

 

Montagem: Em um bowl, coloque a ganache e 1/3 do merengue, e misture bem até ficar uma mistura homogênea. Depois, vá agregando, pouco a pouco, o restante do merengue nessa mistura, mexendo debaixo para cima para manter a mistura aerada e bem leve.

Unte uns 5 ramekins com manteiga (sem exagerar) ou uma forma média de pudim. Coloque a massa nas formas, deixando um espaço em cima, pois eles crescem um pouco. Leve ao forno em banho Maria em fogo baixo – 150°C no forno elétrico, 130°C no forno de convencional ou no mínimo do forno à gás – por aproximadamente 25 min ou até colocar uma faca nele e sair limpinha. Lembrando que usar o palito para o teste em pudins pode dar errado. Portanto, melhor a faca mesmo.

E uma dica: se achar que o forno fica muito quente, mesmo no mínimo, coloque uma colher de pau na porta do forno, deixando ele levemente aberto. Não precisa cobrir o pudim com papel alumínio. Assim que estiver no ponto, desligue o fogo e deixe o pudim lá com a porta do forno aberto por uns 5 minutos para evitar um choque grande de temperatura. Retire do forno e espere amornar um pouco para desenformar. Ele sai super fácil.

Caso queira fazer a sobremesa no dia anterior ou tiver que levar para algum lugar, deixe na forma e leve para a geladeira coberta com papel alumínio, e na hora de desenformar, no caso das assadeiras de metal, coloque um pouco em banho Maria no fogão para a manteiga derreter e ele soltar novamente. Se estiver nos ramekins, leve ao micro-ondas por 10 segundos.

 

Creme Inglês para a cobertura (opcional)

 

Ingredientes

– 200g de creme de leite sem lactose

– 150ml de leite sem lactose

– 80g de Adoçã (concentrado de maçã com fibras de maçã em pó usado para adoçar)

– 4 gemas

 

Modo de preparo

Bata com um fue ou batedor as gemas peneiradas e o Adoçã até ficar um creme esbranquiçado. Não precisa bater muito. Acrescente o creme de leite e o leite e misture bem.

Coloque em uma panela e leve ao fogo baixo, sempre mexendo até engrossar. Fica um creme leve e cremoso e, nessa versão, ainda se torna fonte de fibras, além de ser low carb, sem glúten, sem lactose e sem açúcar.