Chegou o momento da combinação mais esperada para o inverno: queijos e vinhos. Reunir os amigos na estação mais fria do ano requer atenção no momento de harmonizar apropriadamente estes dois produtos. A escolha correta do vinho e queijo é essencial para aproveitar o frio com mais sabor. Pensando nisso, Raquel Santana, mestra em ciência e tecnologia do leite, responsável pelo controle de qualidade da marca centenária de laticínios REGINA, apresenta algumas dicas para que o sabor seja combinado de maneira apurada.

 

Confira abaixo:

A maioria das pessoas não sabe ou tem dúvidas sobre quais sãos os tipos de queijos que podem ser usados como petiscos e qual a porção ideal para cada pessoa. Prepare 150g por pessoa e selecione cinco ou seis tipos de queijos, preferindo sempre aqueles que agradam a maioria dos convidados.

 

Para uma boa degustação, os participantes devem iniciar pelos queijos de sabor mais suave, deixando por último os mais pronunciados.

 

Coloque os queijos sob uma tábua ou suporte de madeira, cada um deles com sua faca para que não haja confusão entre sabores e aromas.

 

Para incrementar a mesa sirva pães neutros (baguete, pão italiano, preto ou de centeio) e torradas, que são ideais para acompanhar os queijos mais cremosos. Evite os pães recheados ou temperados para não interferir no sabor dos queijos. As frutas frescas (pêra, maçã e uvas) e secas (passas, damascos e figos) também são ótimas para serem degustadas. 

 

Separe o tipo de queijo com o tipo de vinho;

 

 Queijos suaves combinam com vinhos tintos leves – Alguns tipos de queijos são: Gouda, Estepe, Mussarela e Edam.              Queijos de gosto um pouco mais forte combinam com vinhos     tintos encorpados – Alguns tipos de queijos são: Gruyère, Emmental, Prato, Suíço, Camembert, os fundidos,  Cheddar e Brie.    Queijos picantes combinam com vinhos brancos bem secos – Alguns tipos de queijos são: Provolone, Parmesão, Gorgonzola e  Queijo Reino.