Chef ensina duas maneiras fáceis de preparar cogumelos
Cogumelos Foto: ilustrativa

Os cogumelos comestíveis são consumidos em diferentes culinárias ao redor do mundo, proporcionando um sabor incrível na comida. Além disso, a escolha pelo alimento está atrelada aos benefícios para a saúde. Os cogumelos são altamente nutritivos, com baixo teor calórico e rico em fibras e minerais.

No Brasil é possível encontrar espécies silvestres. Os cogumelos  mais presentes na cozinha dos brasileiros são: Cogumelo-de-paris (A. bisporus), Shiitake (L. edodes) e Shimeji (Pleurotus spp) – de origem asiática e europeia.

O que torna os cogumelos tão atrativos para a gastronomia?

A chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, conta que, além do fácil preparo, os cogumelos harmonizados com outros ingredientes tornam diversos pratos irresistíveis, tanto pelo gosto quanto pelo visual.

“Os cogumelos shiitake e shimeji são ricos em proteínas e conferem umami, o quinto gosto básico do paladar humano, que ajuda a realçar todos os outros gostos presentes na refeição, proporcionando uma sensação agradável ao paladar”, ressalta a chef.

Lisiane destaca que os cogumelos combinam com diversas categorias de alimentos e ensina como aproveitá-los melhor na composição dos pratos, com duas receitas deliciosas: cogumelos recheados com queijo e espaguete com cogumelos.  

Confira o modo de preparo de cada receita:

Cogumelos recheados com queijo 

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite de oliva (15 ml)

1 cebola roxa pequena cortada em fatias finas (100 g)

3 colheres (sopa) de tomate seco picado

meia xícara (chá) de queijo tipo gouda picado (60 g)

1 colher (sopa) de salsa picada (5 g)

meia colher (chá) de sal (2,5 g)

20 cogumelos-de-paris grandes, sem os talos (400 g)

Modo de preparo

Antes de tudo, em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Então, junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até dourar. Assim, retire do fogo, transfira para uma tigela e junte o tomate seco, o queijo, a salsa e o sal. Misture bem e reserve.

Em seguida, retire a parte interna dos cogumelos e disponha-os em uma fôrma untada. Logo após, recheie com a mistura reservada e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 5 minutos, ou até o queijo derreter.

Retire do forno e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 20 minutos (+ 10 minutos de forno)
Rendimento: 6 porções



Espaguete com cogumelos

Ingredientes

1 pedaço de 7 cm de alga kombu

1 xícara (chá) de água (200 ml)

2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30 ml)

1 cebola média cortada em tiras finas (150 g)

300 g de cogumelos shimeji

300 g de cogumelos shiitake

2 colheres (sopa) de molho shoyu (30 ml)

500 g de espaguete cozido “al dente”

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, gelada (45 g)

4 colheres (sopa) de flocos de peixe bonito (katsuobushi)

2 colheres (sopa) de alga nori cortada em tiras finas

Modo de preparo

Primeiramente, em uma tigela, coloque a alga kombu de molho na água por 10 minutos. Em seguida, transfira para uma panela pequena e leve ao fogo baixo por 20 minutos, tendo o cuidado para não deixar ferver. Retire do fogo e reserve.

Logo após, em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Então, junte a cebola e refogue por 1 minuto, ou até ficar transparente.

Adicione os cogumelos e refogue-os por 5 minutos ou até começarem a murchar. Acrescente o caldo de alga kombu reservado e o molho shoyu. Cozinhe por 3 minutos, para que os cogumelos soltem seu sabor natural.

Retire do fogo, junte a manteiga e mexa até derreter. Acrescente o espaguete cozido e misture até envolver o macarrão pelo molho.

Distribua o katsuobushi e o nori por cima, e sirva em seguida.

Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até dourar. Retire do fogo, transfira para uma tigela e junte o tomate seco, o queijo, a salsa e o sal. Misture bem e reserve.

Retire a parte interna dos cogumelos e disponha-os em uma fôrma untada. Recheie com a mistura reservada e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 5 minutos, ou até o queijo derreter.

Retire do forno e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 4 porções