Versáteis, as preparações que levam infusões de ervas começam a ganhar cada vez mais adeptos e, durante o verão, são boas alternativas para oferecer sabores inusitados, além de um toque refrescante às bebidas. De acordo com a tea sommelière Helena Leigue, do Diário do Chá, uma das principais características dos coquetéis com chás é que eles podem ser rapidamente personalizados. “Essas bebidas são a maneira perfeita de combinar a hora do coquetel com a hora do chá”, complementa.

No preparo, o mais importante é seguir corretamente o tempo e a temperatura indicados nas instruções do fabricante. Assim, obtêm-se o máximo dos sabores do chá escolhido. Outra dica essencial, no caso dos drinques gelados, é resfria-lo adequadamente antes de misturá-lo aos demais ingredientes. Para facilitar, vale preparar um chá concentrado e, logo em seguida, adicionar gelo ou, ainda, colocá-lo na geladeira.

Na hora de servir o coquetel, a sugestão da tea sommelière é sempre optar pela taça indicada para o ingrediente base da bebida. “Se você preparou espumante com chá utilize a taça de espumante para o serviço”, explica. Dessa forma, os sabores ficam enaltecidos e os coquetéis prometem impressionar ainda mais.

Aperol com chá

1 dose de infusão de hibisco

3 doses de espumante

2 doses de Aperol

1 fatia de laranja

Gelo, muito gelo

Preparo: faça o chá na proporção de duas colheres de erva para 200 ml e deixe esfriar em temperatura ambiente. Em copo ou taça, coloque o gelo, a fatia da laranja, a infusão de hibisco, o Aperol e, por último, o espumante. Depois, é só mexer.


Chá com espumante

2 doses de chá de hibisco

3 doses de espumante Brut

1 colher de chá de mel

1 fatias de laranja

Folhas de hortelã

Preparo: faça o chá na proporção de duas colheres de erva para 200 ml e deixe esfriar em temperatura ambiente. Na coqueteleira, coloque chá, mel, laranja e hortelã, adicione o espumante, agite e sirva.