Chá Verde protege o cérebro na velhice, aponta pesquisa
Foto: Freepik
Existem muitos tipos de chá e cada um traz benefícios específicos, dependendo do ingrediente que adicionamos. O chá verde, por exemplo, traz em sua composição, diversos benefícios para a saúde. Este chá é proveniente das folhas de Camellia Sinensis, que é a mesma planta que dá origem aos chás preto e branco. O que difere é a maneira de processar as folhas após a colheita, já que não são fermentados. Porque há a colheita e rapidamente o aquecimento para interromper a oxidação, assim, preservando a cor verde e os polifenóis. Estes trazem diversos benefícios à saúde como a ação antioxidante e proteção cerebral.
Neste ano, pesquisadores japoneses analisaram o chá verde e concluíram que idosos que bebiam regularmente 3 ou mais xícaras da bebida, apresentaram menos anomalias cerebrais, chamadas de lesões na substância branca. Esta substância sustenta e conecta os neurônios, que encolhem à medida que envelhecemos. Ou seja, um cérebro saudável é aquele que possui menos lesões na substância branca. E, consequentemente, menos probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer ou outras demências.
Nesse sentido, uma revisão de estudos de 2022, por exemplo, descobriu que beber uma xícara de chá por dia reduzia o risco de declínio cognitivo em 6%.
Pesquisas apontam que as pessoas que incluem alimentos ricos em flavonóides têm menos probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer na velhice devido aos efeitos anti-inflamatórios destes compostos.