Artigo -
Foto: Pixabay

Você já se encontrou em uma situação na qual não consegue parar de comer um alimento, mesmo que a fome já esteja saciada? Talvez esse seja um alimento “hiperpalatável”. Esse termo, cunhado por cientistas da Universidade do Kansas, se refere a alimentos que, devido à combinação de componentes ligados ao sabor, são difíceis de resistir. Esses componentes, como gordura, sódio, açúcar e carboidratos, os tornam mais saborosos.

Alimento hiperpalatável

Mas o que define, exatamente, um alimento hiperpalatável? Segundo pesquisas, são aqueles que contêm: mais de 25% de sua energia proveniente das gorduras e 0,3% ou mais do seu peso de sódio. Assim como o bacon, cachorro-quente e algumas pizzas; mais de 20% de sua energia proveniente de açúcares simples e o mesmo percentual de gorduras, como bolo e sorvete; ou mais de 40% da energia proveniente de carboidratos e 0,2% do seu peso de sódio, como pães e biscoitos.

Esses alimentos podem estar envolvidos na ativação do nosso circuito de recompensa, criando uma experiência altamente gratificante. Assim, fica difícil parar de comê-los, mesmo quando já estamos saciados. E até alimentos ditos dietéticos podem estar ser considerados hiperpalatáveis. Em muitos desses alimentos definidos como zero, diet ou light e vendidos como produtos “mais saudáveis”, quando há uma redução de determinados componentes, como as gorduras, são adicionados outros para compensar, como carboidratos. Além disso, para manutenção do sabor e textura, aditivos alimentares costumam ser utilizados.

Evitar os excessos

Mas vale ressaltar que não é necessário cortar completamente esse tipo de alimento da sua dieta, contanto que evitemos os excessos. Ter conhecimento que certas combinações tornam os alimentos mais palatáveis é uma forma de comer de maneira mais consciente e melhorar nossos hábitos alimentares e nossa saúde.

 

*Dra. Marcella Garcez: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR e Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná. Além de Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Brasileira para o Estudo do Envelhecimento. Instagram: @dra.marcellagarcez