facas para os diversos preparos dos alimentos

Quem ama cozinhar mas já ficou em dúvida na hora de escolher a faca correta para cada tipo de corte?  Filetar, picar, desossar, são inúmeras as funções que a faca pode desempenhar no preparo dos alimentos. E, para desenvolver esses cortes da maneira mais correta, prática e segura, é importante escolher o tipo certo de faca. Essa escolha pode facilitar na elaboração das mais diferentes receitas, garantindo um corte certeiro, na medida correta.

Cada vez mais personalizadas, as facas possuem atributos próprios para cada uso: cortar queijo, legumes, carnes, pães, entre outros. Podem, também, desempenhar funções específicas: trinchar, tornear frutas e desossar. Tornar as tarefas do dia a dia mais prazerosas é simples depois de conhecer todas as opções.

Chef Elzio Callefi, da Tramontina, que possui diferentes modelos, desvenda sobre o uso correto das facas para os diversos preparos dos alimentos e melhor utilização de cada uma delas.Confira!

Faca para tornear

Lâmina ideal para “esculpir” e tornear frutas e vegetais. Além de cortes, o modelo da lâmina permite preparar legumes decorados e ornamentados.

Faca para legumes e frutas

Ideal para cortar e descascar legumes e frutas, auxilia na limpeza de partes que não são aproveitadas nesses alimentos, e tirar sementes. Por se tratar de uma faca de polegada menor, facilita o trabalho em alimentos de menor porte, garantindo delicadeza no preparo. Além disso, também pode ser utilizada para esculpir frutas e legumes.

Faca para pão

Para o corte de pães, é recomendado a utilização de facas que possuem lâmina serrilhada, com espessura média, e pouco flexível. O modelo com serra proporciona o corte preciso e uniforme da camada mais dura (casquinha do pão), não permitindo que o pão amasse devido ao seu miolo ser macio.

Facas para confeitaria

Com lâmina serrilhada é ideal para o preparo e corte de bolos e tortas. Os modelos de nylon são resistentes a altas temperaturas e indispensáveis no corte de alimentos em recipientes revestidos com antiaderente, pois deslizam sem arranhar.

Faca para tomate

Lâmina microsserrilhada em aço inox, permite romper a pele do tomate sem danificar ou amassar o interior, que geralmente é macio. Também indicada para cortes de legumes e frutas moles com casca dura.

Faca trinchante

Lâmina de aço inox e cabo de madeira. Os modelos podem variar, alguns com cabo longo e outros com lâmina longa, mas ambos são ideais para o corte de carnes e aves tanto durante o preparo em churrasqueiras, quanto na hora de servir o alimento.

Faca para churrasco

Indicada para cortes de carnes assadas, as opções são de fio liso ou serrilhado.

Faca para carne

Com lâmina rígida e ponta curvada, é ideal para cortar carnes cruas, assadas ou cozidas.

Faca para desossar

Ideal para separar a carne dos ossos e tirar a gordura. Oferece precisão e controle para os cortes. A lâmina rígida auxilia na hora de desossar e facilita cortes na região do osso, onde é preciso contorná-lo. 

Faca Chef

A protagonista da cozinha. Versátil é ideal para fatiar, cortar, picar e filetar alimentos diversos. Além disso, é muito utilizada para cortes tipo gangorra.

Faca para cozinha

Com lâmina rígida e estreita, facilita o corte de diversos alimentos.

Faca para fiambres

Com lâmina longa é utilizada para cortar fatias finas de frios, como presunto e salame.


Cutelo

Com lâmina espessa e pesada é ideal para quebrar e separar ossos.

Faca para queijo

Os furos da faca criam um vácuo na hora de cortar o queijo, permitindo que a fatia não grude na lâmina. Ainda possui uma dupla função em que a ponta auxilia no momento de espetar e servi-lo.   

Faca Santoku

Ideal para cortar, fatiar e picar. Alguns modelos apresentam sulcos na lâmina que facilitam ainda mais o corte.

Cutelo oriental

Modelo oriental que é ideal para fatiar e picar legumes, vegetais e proteínas.

Facas para sushi

Ideal para o corte minucioso do peixe para o preparo de sushis e sashimis.

Facas para ostras

Produzida com lâmina em aço inox e cabo de polipropileno, a peça da linha Utilità é eficiente para a abertura de ostras, garantindo segurança e agilidade.

Peixeira

Desenvolvida para o corte de diversos alimentos, apresenta maior durabilidade e resistência devido ao tratamento térmico que recebe.

Fonte: assessoria de imprensa