Anvisa aprova uso de corante azul natural extraído do jenipapo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar o corante natural azul para alimentos extraído do jenipapo. Nesse sentido, a regulação o torna apto para diversas aplicações pela indústria alimentícia no Brasil. Bem como, a empresa também autorizou a autorização no mês passado para o Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Além de países membros associados; e pela Codex Alimentarius, no início do ano. Já o FDA, órgão norte-americano similar à Anvisa, tinha liberado o corante desde dezembro de 2023.

A autorização abrange categorias como aperitivos de batata, balas, caramelos, bolos e tortas doces, cereais matinais, coberturas. Além de sobremesas, gelados, doces, chocolates, condimentos, biscoitos, gomas de mascar, pastilhas, pratos prontos e recheios para panificação, confeitaria e sobremesas.
A Oterra, maior produtora global de corantes naturais e sustentáveis para alimentos e bebidas, já possui sua versão comercial do corante natural, o Jungle Blue. Essa opção traz ao mercado uma solução à dificuldade histórica na obtenção da cor azul a partir de fontes naturais, oferecendo tons vibrantes e vívidos. O pigmento possui alta concentração de cor e grande resistência à luz, mudanças de temperatura e variações de pH. Assim, proporcionando boa relação custo-benefício e condições técnicas de aplicação favoráveis.
Adicionalmente, o Jungle Blue é naturalmente solúvel em água e pode ser misturado com outras cores para criar tons naturais em verde, violeta e marrom, ampliando as possibilidades para a indústria em bebidas lácteas e não lácteas, iogurtes, sorvetes, snacks, cereais prontos para consumo e doces.

 

“A inclusão do Jungle Blue na gama de produtos da Oterra reforça nosso compromisso de entregar ao mercado soluções seguras e estáveis para os mais diversos processos de produção. Nesse caso, engloba ainda oportunidade de proporcionar aos consumidores experiências sensoriais únicas.
Nos mercados mais desenvolvidos da América do Norte, Europa e Ásia, o volume de lançamento de produtos com coloração azul tem crescido de forma consistente nos últimos cinco anos, com predomínio no setor de confeitos. Assim, temos a indicação de possível tendência para Brasil e América Latina, ainda tímidos em relação a essa vertente”, destaca Stella Munhoz, gerente global de Marketing da Oterra.

Fonte: assessoria de imprensa