Auxiliando as recomendações de higiene e isolamento social o médico ressalta a importância de alimentos que podem contribuir para uma imunidade eficiente.

A Covid-19 é uma doença que precisa ser prevenida e combatida e enquanto a ciência não tornou possível uma vacina, seguimos recomendações de isolamento social e medidas de higiene. Mas, o médico Dr. Paulo Amazonas reforça que a prevenção vai além do uso de máscaras ou álcool gel e começa com a nossa alimentação, principalmente se tratando de idosos e grupos de risco.

O envelhecimento traz consigo algumas peculiaridades principalmente no âmbito nutricional que podem precisar de uma maior atenção na ingestão diária de alguns nutrientes quando se quer evitar uma perda da eficiência do combate imunológico a infecções oportunistas, tais como uma gripe. A dica é, quanto mais variedades de cores você coloca no seu prato, mais fontes de anti-inflamatórios e antioxidantes você consome.

“Somente com um abastecimento diário com micro e macronutrientes dos diversos sistemas de proteção do corpo é que conseguimos promover uma melhor recuperação de enfermidades e ainda prevenir o surgimento de outras várias, causadas inicialmente por carências nutricionais. “ Ressalta Dr. Paulo Amazonas.

A nutrição que torna um corpo imunocompetente, precisa conter uma ingestão diária de 2-3 refeições com fontes proteicas, como carne, frango, peixe ou até suplementação de proteína; fontes de carboidratos, preferencialmente complexos como arroz integral, batata doce, quinoa; fonte de gorduras anti-inflamatórias como azeite de oliva e ômega 3, além de todo o arsenal de vitaminas e minerais contido nas frutas e legumes. Ingerir de 3-5 porções de frutas e legumes por dia, auxilia sua defesa imunológica além de alimentar uma flora intestinal benéfica e provedora de saúde.

Dr. Paulo Amazonas, médico que atua na medicina preventiva através da nutrologia, medicina ortomolecular e longevidade com foco na alimentação equilibrada e modulação intestinal, preparou uma lista de superalimentos importantes em uma dieta rica que contribuem para uma imunidade e nutrição eficiente. Confira algumas dicas do médico para adotar durante e após o período de pandemia:

Gorduras saudáveis e anti-inflamatórios

De forma prática, ingerir meio abacate em seus lanches, usar o óleo de coco ou azeite de oliva para refogar e temperar a sua salada, são uma excelente maneira aumentar a ingestão de gorduras saudáveis e anti-inflamatórias, que além de prevenir de doenças cardiovasculares, fornece energia ao cérebro.

Proteínas

No quesito proteínas, deve-se investir em pelo menos 2 refeições ao dia com fontes animais, como carne de boi, frango ou peixe, ou fontes vegetais, como a quinoa, lentilha e semente de abóbora, para se obter os aminoácidos fundamentais para a nutrição imunológica e metabólica, por vezes até necessitando de um suplemento proteico para alcançar a meta diária recomendada nessa faixa etária.

Carboidratos

E por fim, como fonte de carboidratos, excelentes geradores de energia e que completam o time dos macronutrientes fundamentais ao sistema imunológico, devemos ter em nossa rotina alimentar fontes como batata-doce, mandioca, arroz integral, quinoa e frutas