Manter uma saúde intestinal equilibrada e um sistema imunológico fortalecido depende, em grande parte, da alimentação, incluindo o consumo de probióticos e prebióticos. De acordo com Cintya Bassi, coordenadora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, esses compostos ajudam a promover o bem-estar.
Os probióticos são micro-organismos vivos, como os presentes em iogurtes, kefir e picles. Assim, ao ingerirmos, eles contribuem para uma microbiota intestinal saudável e para uma melhor absorção de nutrientes.
“O consumo regular de probióticos, associado a uma alimentação balanceada, pode fazer uma grande diferença no equilíbrio da flora intestinal”, explica Cintya Bassi.
Os prebióticos, por sua vez, são compostos presentes em alimentos como cebola e aveia, que servem como “alimento” para essas bactérias benéficas.
“Esses compostos ajudam a criar um ambiente intestinal favorável, promovendo uma microbiota diversa e fortalecida”, destaca Bassi.
Para pessoas saudáveis, o consumo diário de probióticos e prebióticos é seguro e benéfico. Em situações específicas, como durante o uso de antibióticos, que podem afetar a flora intestinal, os probióticos se tornam ainda mais importantes para auxiliar na recomposição da microbiota, ajudando a reduzir efeitos adversos e a manter o sistema imunológico equilibrado.
Cintya Bassi enfatiza que o uso consciente e orientado de suplementos, além da inclusão regular de alimentos ricos em probióticos e prebióticos na dieta, é fundamental para uma vida saudável.
“A alimentação deve ser a base de tudo; a suplementação é apenas um apoio em casos específicos”, finaliza.
Fonte: assessoria de imprensa