A cada minuto, seis novas padarias são abertas no país, aponta o Sebrae
Santos (SP) 18/07/2022 - Freddy da Silva Rodrigues, proprietário da Padaria Santa Cecília na baixada santista que utiliza energia limpa, negociada com um fornecedor a 200km de distância e transportada pela CPFL. Foto: Túlio Vidal/ASN.
As padarias – desde as pequenas panificadoras de bairro até as mais requintadas – têm se mostrado cada vez mais um bom mercado para se empreender. Nesse sentido, somente neste ano, mais de 26,4 mil novos pequenos negócios do setor foram abertos nesse segmento no país. Desse modo, a quantidade representa um média de 240 novos CNPJs gerados por dia – ou 10 estabelecimentos a cada hora e um a cada seis minutos. Conforme levantamento do Sebrae baseado na CNAE da Receita Federal, os dados abrangem a fabricação e o comércio varejista de produtos de padaria.
“É uma combinação de fatores que tem apoiado a abertura de empresas do setor. A pandemia impulsionou a demanda por alimentos frescos, locais e personalizados, fortalecendo mercados de bairro.
Afinal, a forte tradição do consumo de pães no Brasil estimula novos negócios. Além disso, o setor atrai empreendedores por exigir baixo investimento inicial. Além de permitir inovações, como pães artesanais e produtos sem glúten ou lactose, destaca Jane Blandina da Costa, do Sebrae.
Assim, de acordo com o levantamento, 86% desses pequenos negócios são microempreendedores individuais (MEI), seguido pelas microempresas (11,6%) e empresas de pequeno porte (2,14%). Em comparação a 2024, considerando o mesmo período entre janeiro e abril, o crescimento na abertura de empresas do setor foi de 17,3% (no ano passado haviam sido registrados 22,5 mil novos pequenos negócios).
O otimismo do setor também se traduz em faturamento. Isto porque em todo o ano passado, a panificação movimentou R$ 153,3 bilhões – um aumento de 10,9% em relação ao ano anterior, segundo o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal). Os indicadores também apontam que as padarias foram responsáveis pela geração de mais de 1 milhão de empregos diretos. Além disso, estima-se que mais de 47 milhões de pessoas (22,1% da população) passam pelas padarias diariamente.
“O sucesso nesse setor depende também de um olhar atento à experiência do cliente: ambiente acolhedor, atendimento cordial e produtos de qualidade fazem toda a diferença para transformar uma compra cotidiana em um hábito de consumo fiel”, ressalta Jane Blandina.
Dicas para continuar faturando

1. Diversificação de produtos e serviços

Ampliar o portfólio é essencial. Nesse sentido, oferecer produtos diferenciados, como linhas integrais, veganas, sem glúten, fermentação natural, cafés especiais e lanches prontos para consumo pode atrair diferentes perfis de clientes e aumentar o tíquete médio.

2. Fortalecimento da presença digital

Mesmo um negócio de bairro precisa estar no digital. Redes sociais bem trabalhadas, presença em aplicativos de entrega e campanhas locais online ajudam a atrair e fidelizar clientes, especialmente oferecendo promoções e programas de fidelidade.

3. Gestão financeira rigorosa

É imprescindível ter controle de custos e margem de lucro. Utilizar ferramentas simples de gestão (como planilhas ou aplicativos gratuitos) para acompanhar entradas e saídas. Calcular bem os preços e planejar compras evita desperdícios, garante saúde financeira e permite investir no crescimento.

Convênio

Em novembro do ano passado, Sebrae e Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) assinaram convênio com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do segmento de panificação e confeitaria, por meio de ações de desenvolvimento digital, de competitividade e de produtividade do mercado. O investimento é de R$ 5,9 milhões em dois anos.
Entre os principais objetivos do convênio, estão: reduzir em 5% o consumo de energia dessas empresas; aumentar em 30% o nível de qualidade do pão francês. Além de promover o ganho de 7% na produtividade dos empreendedores participantes; e tornar 80% dos negócios atendidos aptos do ponto de vista documental.

Fonte: assessoria de imprensa