A International Fresh Produce Association (IFPA) lança a campanha de sazonalidade do tomate para estimular o consumo e reforçar as ações de marketing no varejo. A ação faz parte do calendário anual da entidade, que representa globalmente a indústria de frutas, legumes, verduras e flores. Bem como, tem como foco apoiar supermercados e hortifrutis com conteúdo de qualidade e informações relevantes sobre o produto.
“A safra de tomate de 2025, nos próximos cinco meses, está dentro do planejado. Afinal, a colheita está ocorrendo em três regiões (Triângulo Mineiro, Goiás e Bahia) com qualidade e produtividade muito boas, atendendo às expectativas. Desse modo, há um bom volume disponível para os clientes, com boa qualidade e sanidade das roças, indicando uma safra promissora”, informa Junior Moraes, diretor comercial da Trebeschi.
Na campanha, varejistas receberão materiais com imagens, informações nutricionais e receitas práticas usando o tomate, um dos alimentos mais populares do Brasil. A proposta é estimular o engajamento dos consumidores por meio de folhetos, redes sociais e e-books temáticos. Assim, reforçando os benefícios do tomate para a saúde e sua versatilidade na alimentação.
Segundo Marcelo Mallman, um dos maiores produtores de tomate do Brasil, o cenário atual do mercado de tomate está mais equilibrado do que em anos anteriores.
“O mercado de tomate está equilibrado este ano devido à produção estável e à demanda correspondente. O plantio não aumentou por causa da instabilidade econômica, custos de produção elevados e problemas com mão de obra. Isso resultou em preços estáveis, e a expectativa é que essa situação persista nos próximos meses”, explica.
Com ações previstas ao longo de agosto em todo o Brasil, a IFPA reforça sua missão de fomentar o consumo consciente de FLV e contribuir para uma alimentação mais saudável e acessível. A campanha do tomate é apenas uma das várias iniciativas programadas para o segundo semestre, que inclui outras frutas e hortaliças em destaque na estação.