Morretes, no Paraná está entre montanhas, rios e vegetação nativa, destacando-se turismo consciente e experiências imersivas ao ar livre no Sul do Brasil. A apenas 68 km de Curitiba, a cidade também é ponto final de uma das viagens ferroviárias mais impressionantes do planeta. Assim, a Lonely Planet elegeu o trajeto pela Serra do Mar como o 14º melhor passeio de trem do mundo. A maior editora de guias de viagem do mundo destacou a ferrovia na publicação “Amazing Train Journeys 2025”.
Afinal, a experiência atravessa 13 túneis e 41 pontes em meio à Mata Atlântica. Assim, ele foi o único passeio brasileiro incluído no ranking, escolhido por mais de 200 especialistas internacionais em turismo. O passeio de trem é operado pela Serra Verde Express.
Então, é nesse cenário de natureza e encantamento que está o Santuário Nhundiaquara — um refúgio ecológico com 400 hectares de floresta preservada, localizado a poucos minutos da estação ferroviária de Morretes. Nesse sentido, com estrutura voltada à reconexão com o território e o essencial, o espaço tem se tornado referência em eventos com propósito, gastronomia nativa e bem-estar. Já que a agenda contempla almoços aos domingos, trilhas guiadas, práticas de yoga e vivências integrativas — além de estrutura completa para retiros, celebrações e encontros corporativos.
“A ideia é proporcionar um respiro, um lugar de encontro verdadeiro com a natureza e consigo mesmo. Temos recebido retiros, eventos de formação, ativações de marca e celebrações que priorizam o essencial: presença, afeto e equilíbrio”, explica Malu Cornelsen, sócia-diretora da Planeta Brasil Entretenimento, produtora que coordena a nova atuação do Santuário.
Almoços de domingo

Portanto, um dos pilares da experiência no Santuário é a gastronomia. Dessa maneira, todos os domingos, o restaurante da propriedade abre para o público com um menu autoral que valoriza os ingredientes nativos da região. Roman Gastronomia assina o cardápio e é uma celebração dos sabores da Mata Atlântica. assim, combinando sofisticação, sazonalidade e sustentabilidade em pratos criativos e afetivos.
Clássicos do litoral paranaense, como o barreado, ganham nova leitura ao lado de iguarias feitas com banana, palmito, maracujá e outras matérias-primas colhidas na própria floresta. A proposta é criar um momento de reconexão através da comida, exaltando a biodiversidade local e o consumo consciente.
Conexão com o corpo, a mente e o território

Além da gastronomia, o Santuário realiza semanalmente práticas de yoga e trilhas guiadas. Nesse sentido, promovendo o bem-estar físico e emocional dos participantes. As atividades variam de acordo com a programação, mas sempre partem do princípio da escuta ativa da natureza e da valorização da cultura ancestral.
Situado às margens do histórico Caminho do Itupava e próximo ao Pico Marumbi, o Santuário Nhundiaquara é um convite para respirar fundo, explorar paisagens intocadas e participar de experiências significativas. O espaço conta com estrutura para alimentação, eventos, lazer e, em breve, hospedagem ecológica.
Mais do que um destino, o Santuário Nhundiaquara é reconhecido como um verdadeiro refúgio ecológico . Tornando-se, assim, um convite para respirar a tranquilidade da floresta. Além de explorar trilhas históricas, mergulhar em águas cristalinas e viver momentos únicos em meio à natureza preservada. Localizado na Estrada das Prainhas (km 2), no Porto de Cima, em Morretes (PR), o Santuário recebe visitantes de todas as idades em busca de conexão genuína com o meio ambiente. Para saber mais, acesse o site www.santuarionhundiaquara.com.br e acompanhe as novidades pelo Instagram @santuarionhundiaquara.
Fonte: assessoria de imprensa