Última chance: Inscreva-se no Curso Gratuito de Panificação e Confeitaria
Alunos do curso De Grão em Pão Crédito: Divulgação
Até o dia 6 de julho, pessoas a partir de 18 anos em situação de vulnerabilidade social, podem se inscrever para o curso de “De Grão em Pão” da Fundação Bunge. A formação é gratuita e oferece aulas teóricas e práticas em panificação e confeitaria. Em parceria com o Senai, o curso acontece nas cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Recife (PE) . Os interessados em concorrer a uma vaga devem preencher o formulário correspondente à sua cidade disponível no site da Fundação Bunge (Link). O site divulgará a lista dos selecionados no dia 6 de agosto.
Durante o curso, com quatro meses de duração, os alunos recebem uniforme, material didático, bolsa auxílio e formação socioemocional para auxiliar no planejamento profissional. Além de acesso a uma trilha formativa em parceria com o Sebrae, caso prefiram empreender. Após a conclusão das aulas, a equipe do curso conectará os participantes a vagas de trabalho em padarias. Nesse sentido, no regime CLT e com salários compatíveis com o mercado.
Ao todo, são 40 vagas disponíveis em Brasília e em Belo Horizonte e 20 vagas para as cidades de Recife e Rio de Janeiro, totalizando a capacitação de 120 profissionais. Em breve, um novo processo seletivo será aberto para a cidade de São Paulo.
Em expansão, o setor de panificação faturou R$ 153,36 bilhões no país em 2024, cifra R$ 14,82 bilhões superior à do ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip). Ainda de acordo com a Abip, a indústria de panificação empregou 3 milhões de trabalhadores em 2024, sendo 1,08 milhões de empregos diretos e 1,93 milhões de vagas indiretas, porém ainda existe uma escassez de mão de obra de 140 mil vagas.
“Lançamos o De Grão em Pão em 2022 e desde então capacitamos mais de 160 jovens. Neste ano, expandimos o projeto para Belo Horizonte e Brasília e estamos ampliando o número de vagas. Entendemos que este é um setor importante para o país e que é carente de mão de obra qualificada. Além disso, pode ser uma oportunidade para aqueles que amam cozinhar. Oferecemos um curso altamente profissional, em que o aluno pode mergulhar no setor de panificação. Nesse sentido, o auxiliamos no planejamento de suas carreiras”, afirma Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.

São parceiros do De Grão em Pão: a Academia Bunge, o Senai, a Harald Chocolates, a Fundação Wadhwani, o Sebrae, o Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão), o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Pernambuco, a Associação dos Industriais de Panificação de Pernambuco, o Sindicato das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Baixada Fluminense (Simapan), o Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) e o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (SIAB).

Fonte: assessoria de imprensa