Em uma sociedade ainda marcada por preconceitos sobre o envelhecimento, Nutren Senior® lança uma série de vídeos que reforça o movimento Eu Me Vejo Pró-Idade. Nesse sentido, a série promove uma nova forma de ver e viver a maturidade.
Hortência, Claudia Ohana, Ary Fontoura e outros convidados reagem a imagens estereotipadas geradas por IA a partir de descrições simples, que retratam o envelhecimento de forma distorcida. Assim, ao se ver nas imagens, Ary comenta: “Falta o elemento humano para criar a emoção que as pessoas precisam.”
Ary Fontoura
Desse modo, Ary Fontoura reflete sobre o envelhecer e viver o presente: “O jovem tem pressa, quer mais e mais. Nós queremos permanecer. A saúde é o mais importante e devemos cultivá-la. Viver focado no fim nos impede de valorizar o agora.”
“Queremos mostrar que o envelhecimento não tem uma única cara, muito menos um único jeito de ser vivido. Usar a IA como ponto de partida tornou tudo mais potente, pois escancara preconceitos que muitas vezes passam despercebidos”, explicam Gabriel Carletti e Victor Castelo, diretores de criação da VML Brasil sobre o conceito criativo da campanha.
Etarismo
Assim, a campanha aprofunda temas como etarismo, envelhecimento e estereótipos, destacando histórias reais com imagens pessoais.
“Queremos mudar o olhar sobre o envelhecimento, combatendo a invisibilidade sênior e valorizando a liberdade de cada um viver sua idade do seu jeito”, afirma Lara Naccache Miranda, da Nestlé Health Science.
Joyce Aquino, gerente de Nutren Senior®, destaca que a IA reflete o viés etarista da sociedade.
“Afinal, trazer histórias reais de nomes como Ary Fontoura, Claudia Ohana e Hortência inspira e amplia o olhar sobre o que é ser pró-idade”, afirma.
A campanha teve sua estreia em 23/06 com ações na TV, streaming, digital e redes sociais. Então, com a hashtag #EuMeVejoProIdade, convida o público a compartilhar visões sobre o envelhecimento e formar uma comunidade inclusiva e engajada.
Guia Pró-Idade
Lançado em 2024 no Dia Mundial do Idoso, o guia é dividido em três pilares: despertar, expandir e planejar. Em “despertar”, Nutren® Senior convida o público, independentemente da idade, a desconstruir ideias limitantes como “estar velho demais” para estudar, praticar esportes ou realizar sonhos — trazendo dados e contextos atuais.
Na etapa “expandir”, a cartilha aborda o etarismo, propõe uma atualização de linguagem — inclusive entre o público 50+ — e apresenta um glossário Pró-Idade.
Por fim, em “planejar”, o material oferece orientações práticas para um envelhecimento mais saudável, abordando temas como empregabilidade, empreendedorismo, bem-estar e relações interpessoais. O guia é gratuito e está disponível em: https://www.nutren.com.br/senior/guiaproidade
Agora, com a nova série “Eu me Vejo”, surge o novo capítulo “Enxergar”, que aborda a temática da invisibilidade no processo de envelhecimento e inspirações para despertar essa nova forma de se enxergar após os 60 anos.
Fonte: assessoria de imprensa