De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade 2025, o sobrepeso e a obesidade afetarão cerca de 3 bilhões de adultos em todo mundo até 2030.
Uma situação alarmante uma vez que a obesidade contribui para o desenvolvimento de diversas doenças como diabetes, hipertensão e dores nas costas. O sobrepeso contribui para os sintomas associados à osteoporose, osteoartrite, artrite reumatoide, doença degenerativa de disco, estenose espinhal e espondilolistese.
O excesso de peso sobrecarrega a coluna vertebral, pressionando os discos intervertebrais podendo causar hérnia de disco, além de outras alterações na coluna. A cada dez quilos a mais do que o recomendado, a possibilidade de ter dor nas costas e problemas na coluna aumenta em 20%.
O ortopedista Dr. André Evaristo Marcondes (Sírio-Libanês) alerta: 51% dos brasileiros estão acima do peso. Nesse sentido, isto pode causar desgaste nos discos da coluna, dor lombar e até hérnia devido à sobrecarga.
Afinal, o ideal é que pessoas que estão com sobrepeso, façam exercícios físicos para assim fortalecer as áreas do corpo que dão sustentação à coluna. Além disso, mudar determinados hábitos e estilo de vida, como optar por uma alimentação mais balanceada. Além de manter uma postura correta também ajuda a evitar as dores na coluna.
A Organização Mundial da Saúde, afirma que em 2025, aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas adultas no mundo estarão acima do peso e 700 milhões de indivíduos com obesidade. Uma doença que aumentou 72% nos últimos treze anos, atingindo homens, mulheres e até mesmo crianças.
Segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos, com mais de um milhão de norte-americanos, revela uma relação entre obesidade e dor. Dados da pesquisa mostram que várias condições crônicas que causam dores são mais comuns em pessoas que estão acima do peso e, principalmente, entre aquelas que estão obesas.
“Quem está com sobrepeso ou obesidade deve procurar um médico especialista e ser orientado sobre a melhor prática de exercícios para que não haja sobrecarga na coluna vertebral. Além disso, é importante ressaltar que fazer exercícios físicos regulares é fundamental, mas sempre com acompanhamento profissional”, complementa Dr. Marcondes.
A obesidade é um problema de saúde que afeta milhões de pessoas. Com mudanças de hábitos e o tratamento adequado, é possível melhorar a qualidade de vida e reduzir os riscos de problemas na coluna relacionados à obesidade.
Fonte: assessoria de imprensa