As inscrições para a 11ª edição do Nestlé Yocuta – Jovens Talentos Culinários, estão abertas. Nesse sentido, a iniciativa tem o objetivo de contribuir para a empregabilidade do jovem no ramo da Gastronomia. Assim, o programa oferece 1.200 vagas gratuitas para jovens com idades entre 18 e 29 anos de todo o Brasil.
Os interessados devem se inscrever até 09 de maio pelo link (https://www.nestleprofessional.com.br/programa-yocuta). Afinal, o programa dará prioridade aos jovens que estudaram em escolas públicas ou que vivem em situação de vulnerabilidade social. A unidade de negócio Nestlé Professional – braço de Food Services da Nestlé – desenvolve o Nestlé Yocuta.
A primeira etapa do Yocuta acontece de forma virtual, com início em maio. Serão mais de 50 horas de conteúdo, com aulas divididas em 14 módulos, que podem ser realizados ao longo de cinco semanas. Em 2025, pela primeira vez, os alunos terão capítulos sobre segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos, fruto da parceria com a Fundação Nestlé e a ONG Gastromotiva.
Após a etapa online, os 40 alunos do Rio de Janeiro com melhor desempenho avançam para a fase presencial, nas quais terão aulas práticas e teóricas no Refeitório Gastromotiva, que oferece cerca de 100 refeições diárias para a população em situação de rua.
“O Yocuta é, tradicionalmente, um programa de transformação na vida desses jovens. A gastronomia é um dos setores que mais gera emprego no país e um campo amplo para o empreendedorismo individual. A parceria com a Fundação Nestlé e a Gastromotiva, amplia a formação para temas como segurança alimentar e combate ao desperdício”, afirma José Argolo, Business Executive Officer de Nestlé Professional no Brasil.
O Programa já impactou mais de 3.000 jovens no Brasil ao longo dos últimos dez anos, impulsionando a conexão desses jovens com grandes parceiros comerciais. Este ano, à medida que as aulas virtuais acontecerem, os participantes criarão seu próprio currículo, que a Nestlé disponibilizará aos parceiros com oportunidades em aberto.
Para David Hertz, fundador da Gastromotiva, “combater o desperdício de alimentos é uma responsabilidade coletiva. Cada alimento que vai para o lixo representa não apenas a perda de recursos, mas também o agravamento da crise climática — cujos impactos recaem, sobretudo, sobre as populações em situação de vulnerabilidade. Com esta parceria, queremos capacitar pessoas para transformar esse ecossistema e impulsionar um futuro mais justo, sustentável e inclusivo.”
Fonte: assessoria de imprensa