“Pacote do Veneno” é aprovado na Câmara dos Deputados
Protesto do Greenpeace Brasil no Congresso Nacional em Brasília | Foto: Bárbara Cruz/Greenpeace

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o PL 6299/2002, conhecido como “Pacote do Veneno”. Assim, foram 301 votos a favor e apenas 150 contra.

“A aprovação do ‘PL do Veneno’ é escandalosa e joga um pouco da proteção que tínhamos no lixo. Hoje assistimos a mais um ataque contra a sociedade, mais veneno da Câmara dos Deputados, direto para sua mesa!”, diz Marina Lacôrte, porta-voz de Agricultura e Alimentação do Greenpeace Brasil.

E complementa: “A maioria dos deputados votou por um modelo de produção de commodities que usa cada vez mais agrotóxicos e causa profundos impactos de saúde e ambientais. Estamos em meio a uma crise sanitária sem precedentes e o Congresso Nacional demonstra profundo descaso com a população e sua saúde. A insistência em beneficiar os lucros e interesses do agronegócio segue arrasando com o país e gerando como resultado adoecimento, desmatamento, violência e morte. Se a urgência do Congresso é facilitar ainda mais o uso de veneno no país, a de muitos brasileiros têm sido sobreviver em um cenário de pandemia e retorno da fome. E, nesse caso, a vida sempre será mais importante. Essa deveria ser a prioridade também dos parlamentares, mas o que vemos é uma total falta de responsabilidade com a sociedade e a natureza.”

Principais pontos críticos do Pacote do Veneno

A aprovação do “Pacote do Veneno” transfere todo o poder de decisão de aprovação de um novo agrotóxico para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tornando praticamente consultivas partes fundamentais do processo de avaliação e aprovação, como Ministério do Meio Ambiente e Anvisa – órgãos responsáveis pela salvaguarda da saúde da população e integridade do meio ambiente.

Fonte: Assessoria de imprensa Greenpeace Brasil