10 alimentos indispensáveis para quem quer emagrecer
Foto: Freepik
Quem nunca sonhou com uma lista de compras certeira para emagrecer? Aquela que você segue à risca no supermercado e, como num passe de mágica, vê os números da balança caírem? Bom, a magia não existe, mas a ciência da nutrição, sim! E ela tem muito a nos ensinar sobre quais alimentos podem ser nossos aliados na jornada de emagrecimento. Então, o nutricionista funcional Diogo Cirico, responsável técnico pela Growth Supplements, revela os 10 alimentos que deveriam estar no carrinho de compras de quem deseja perder peso com saúde.

 “Apesar de não existirem alimentos específicos para ganhar ou perder peso, alguns têm perfil nutricional e implicações metabólicas interessantes para quem deseja redução de gordura corporal”, explica.

Segundo Cirico, planejar compras e refeições não só ajuda a economizar, mas também aumenta as chances de você seguir o plano alimentar e, assim, ter mais aderência à dieta. Assim, uma boa dieta deve combinar proteínas, gorduras essenciais e carboidratos. Abaixo, Cirico lista os alimentos 10 indispensáveis para perder peso.
1. Peito de frango
O queridinho da galera fitness não está nessa posição à toa. 

“O peito de frango é uma das fontes de proteína com o maior valor proteico e menor valor calórico que existe”, destaca Cirico. Versátil, pode ser preparado grelhado, ensopado ou desfiado, adaptando-se facilmente às marmitas do dia a dia.

2. Grão de bico
Não é só para os veganos! Afinal, o grão de bico é uma excelente fonte de proteína vegetal que combina bem com diversos pratos. Nesse sentido, representa uma alternativa proteica completa e pode ser incorporado em diferentes preparações, desde saladas até hambúrgueres vegetais.
3. Ovo
Se existe um alimento coringa na cozinha saudável, esse alimento é o ovo. É uma das fontes de proteína mais versáteis que existe, podemos usar em preparações doces, salgadas e até mesmo consumido sozinho. Rico em nutrientes e proteínas de alto valor biológico, o ovo promove saciedade e ajuda a preservar a massa muscular durante o emagrecimento.
4. Feijão
Brasileiro que é brasileiro não abre mão do feijão, e com razão!

“É parte da nossa cultura, saboroso, fornece carboidratos com baixo índice glicêmico, além de proteínas e fibras”. Acima de tudo, o diferencial do feijão está no chamado “second meal effect”, ele ajuda a controlar a glicemia não apenas da refeição em que está presente, mas também da refeição seguinte.

5. Aveia
Pequena, mas poderosa. A aveia é fonte de fibras, proteínas e gorduras boas.

 “Ela contém uma fibra especial chamada beta-glucana, que pode ter ação direta no perfil lipídico do indivíduo”, revela Cirico. Além disso, é versátil, podemos consumir no café da manhã, lanches e até em preparações salgadas.

6. Batata-doce
Quer um carboidrato que dá energia sem disparar a insulina? A batata-doce é a resposta.

 “Vai bem com vários alimentos diferentes, é fácil de preparar e é uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico”, destaca o nutricionista. Assim, ela é perfeita para repor as energias após o treino sem comprometer a dieta.

7. Azeite de oliva extra virgem
Não é só um tempero, é um alimento funcional!

“O azeite é fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega 6 e ômega 9, além de ter fitoquímicos específicos, como os polifenóis, que trazem benefícios à saúde”. Afinal, uma colher de sopa nas saladas já garante gorduras boas que ajudam no processo de emagrecimento.

8. Amendoim
Prático e nutritivo, o amendoim é perfeito para quem precisa de energia entre as refeições.

“Pode ser consumido em qualquer lugar, inclusive sozinho ou adicionado a preparações. É fonte de gorduras insaturadas, fibras, vitaminas e minerais”, enumera o especialista. Portanto, é rico em vitaminas do complexo B, vitamina E, ferro, magnésio, fósforo e potássio, é um pacote completo de nutrição.

9. Cacau
Quem disse que emagrecer significa abrir mão do sabor? O cacau em pó (sem açúcar) pode ser seu aliado.

“É termogênico, possui ação antioxidante e anti-inflamatória, o que auxilia diretamente o sistema muscular e imunológico a recuperarem o organismo após treinos de alta intensidade”, explica Cirico. Adicione ao seu shake proteico ou prepare um chocolate quente com leite vegetal.

10. Gengibre
Finalizando a lista com chave de ouro, o gengibre é um tempero que vai muito além do sabor.

“Assim como o cacau, é termogênico, possui ação antioxidante e anti-inflamatória”, destaca o nutricionista. Podemos adicionar a chás, sucos e até mesmo em pratos salgados, dando um toque especial e funcional à sua dieta.

Plano de emagrecimento
Cirico enfatiza que não basta incluir esses alimentos isoladamente, é preciso montar um plano alimentar adequado à rotina e as especificidades de cada um.”Uma dieta com alto percentual de proteína é bem-vinda para quem deseja estimular a saciedade, manter massa magra e aumentar o gasto calórico induzido pela alimentação, mas é preciso que a alimentação seja rica e variada em nutrientes”, orienta.
Assim, o especialista recomenda combinar esses alimentos de forma estratégica ao longo do dia, respeitando as necessidades individuais, as preferências e os objetivos específicos de cada pessoa.
“Programar as refeições facilita a vida de quem está na correria do dia a dia fazendo marmitas, contabilizando calorias e gramas de macronutrientes”, finaliza.

Fonte: assessoria de imprensa